Educação

Docentes de Medicina Veterinária da FTC vão aderir à técnica Body Painting

Além de evitar o uso de cadáveres, a técnica diminui o uso de peças formolizadas que possuem altos teores de substâncias cancerígenas para evitar deterioração.

16/10/2014 às 08h42, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Com a ideia de ministrar aulas de Anatomia, Fisiologia, Patologia e Clínica de Animais com inovação e mais dinamismo, os professores Raphael Dantas, Gisele Batista e Ana Carolina Brandão, do curso de Medicina Veterinária da FTC Feira, pretendem aderir, ainda neste mês de outubro, às aulas de Body Painting.

A técnica é uma das formas de pintura onde o corpo do animal é pintado com tinturas extraídas de plantas. Assim, a pintura não agride e não é tóxica para os animais nem para os alunos. No corpo do animal são feitos os desenhos das suas estruturas ósseas e dos diversos sistemas. “Dessa forma, os alunos conseguem visualizar, tocar e aprender anatomia no animal vivo e se locomovendo”, explica o coordenador do curso, professor Luiz Gustavo Brandão.

Além de evitar o uso de cadáveres, a técnica diminui o uso de peças formolizadas que possuem altos teores de substâncias cancerígenas para evitar deterioração. Na FTC, as pinturas serão feitas de forma semelhante a de outras instituições pelo professor Raphael Dantas, considerado um ótimo desenhista.

“Pensei que seria menos nítido. Já fiz anatomia com cadáveres e vi que dessa forma pode ser bem mais interessante,” diz a estudante Sindi Belau ao ver fotos da técnica, reparando que o cadáver sofre ação de químicos e pode ter sido muito manuseado.

“É animador! Já conseguimos os animais e logo faremos nossa primeira aula”, afirma a professora Gisele Batista, assinalando que o método integra uma revisão de paradigmas no ensino.

A ideia é reunir conhecimentos como anatomia, fisiologia e patologia em uma única disciplina, lançando mão de "metodologias ativas" para quebrar o tabu do aluno como receptor passivo de informações.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade