Eleições 2014

Candidatos ao governo confrontam propostas em debate na TV Bahia

Participaram DEM, PRTB, PSB, PSOL e PT.

01/10/2014 às 06h33, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Cinco dos seis candidatos ao governo da Bahia participaram, na noite de terça-feira (30), do debate realizado pela TV Bahia, emissora afiliada da Rede Globo. Dividido em quatro blocos, o encontro foi mediado pelo jornalista William Waack. Esse foi o quarto e último debate transmitido por uma emissora de televisão antes da votação do próximo domingo (5).

Participaram do debate os candidatos com representação na Câmara dos Deputados: Lídice da Mata (PSB), Marcos Mendes (PSOL), Paulo Souto (DEM), Rogério Tadeu da Luz (PRTB) e Rui Costa (PT). Há ainda a candidata Renata Mallet (PSTU).

No primeiro e terceiro bloco, os candidatos fizeram perguntas entre eles com tema livre. No segundo e quarto blocos, os postulantes voltaram a fazer questões entre eles, desta vez com temas predeterminados. Foram discutidas em todas as etapas temas como educação, saúde, segurança, infraestrutura, programas sociais, privatizações, serviços públicos, agronegócio e denúncias de corrupção.

No final do quarto bloco, os candidatos apresentaram as considerações finais, por meio de ordem de sorteio:

Em suas considerações, o candidato Rogério Tadeu da Luz agradeceu a Deus pela participação no debate. O postulante exibiu um broche ao afirmar que é a favor da vida e disse que é contra o aborto, como também contra a proposta do kit gay nas escolas. "Nós vamos cuidar das famílias, das pessoas", argumentou.

Por sua vez, Rui Costa agradeceu as manifestações nas ruas e a receptividade do eleitorado. "A Bahia quer seguir em frente. Construir um estado moderno, um estado novo", defendeu. Ele disse ser o candidato do avanço e pediu os votos dos eleitores que pretendem votar na candidata a presidente Dilma Rousseff (PT). "Eu peço que você vote casado", disse.

Paulo Souto criticou o alinhamento político sugerido pelo candidato Rui Costa e disse que a população deve votar com liberadade. "Pretendo ser um governador para trabalhar para redução das nossas para que o estado possa atuar com uma governança mais qualificada para estruturar uma grande rede de proteção social", afirmou. Ele ainda defendeu a descentralização da economia e a interiorização do desenvolvimento.

Lídice da Mata agradeceu a atenção dos telespectadores e criticou a polarização entre DEM e PT. "Passa o tempo todo a brigar entre si", disse. Como proposta, a candidata disse que tem um projeto de desenvolvimento baseado na sustentabilidade. Além disso, ela detalhou que quer "fazer a revolução da educação para dar aos jovens da nossa terra a oportunidade de sonhar com um fututo melhor", prometeu. Lídice também argumentou que vai garantir o direito da sáude à população.

Marcos Mendes disse que o PT e o DEM já tiveram chances de governar e que esta seria a hora de uma partido jovem governar. "Há nove anos, somos os melhores deputados federais do congresso", contou ao citar os nomes de Ivan Valente, de São Paulo; Chico Alencar e Jean Wyllys pelo Rio de Janeiro. Ele ainda destacou que o PSOL tem o senador mais atuante do Congresso. Ressaltou também que o partido tem os melhores deputados estaduais e rassaltou neste sentido o nome de Marcelo Freixo. "O PSOL é o único partido que não tem nenhum deputado cassado no Congresso Nacional por corrupção", defendeu. 

Fonte: G1

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade