Feira de Santana

Feira é pioneira na oferta de exame para diagnóstico da anemia falciforme

A previsão é que sejam realizados 300 exames por mês.

26/09/2014 às 17h21, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A eletroforese de hemoglobina, exame laboratorial específico para o diagnóstico da anemia falciforme, passará a ser realizado no laboratório do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, no prazo de um mês.

Segundo informações do site da prefeitura, a ordem de serviço para a contratação da empresa visando a instalação dos equipamentos foi assinada na manhã desta sexta-feira (26) pela presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas.

A previsão é que sejam realizados 300 exames por mês. “Feira de Santana será pioneira na oferta deste tipo de exame pela rede pública de saúde. E vai atender não somente as pacientes do Hospital da Mulher, mas toda a Rede Própria do município. Os pacientes que derem entrada no Centro de Referência Municipal à Pessoa com Doença Falciforme serão referenciados para o laboratório do Hospital da Mulher”, explicou Gilberte Lucas.

A secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, observa que a oferta do exame eletroforese de hemoglobina torna Feira de Santana uma referência ao tratamento desta doença em todo o estado.

A presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento de Comunidades Negras e Indígenas (Condecni), Lourdes Santana, lembra que a oferta deste exame era um pleito antigo do movimento negro na cidade. “Existem sete doenças que atingem mais os negros do que os brancos, e a anemia falciforme está entre elas. É um avanço para a sociedade negra em Feira de Santana e atende aquilo que ela representa: uma maioria, e não uma minoria”, declarou.

O prefeito José Ronaldo de Carvalho ressaltou que o exame será disponibilizado com recursos municipais – em sua totalidade. “É mais um importante investimento na área de saúde, que coloca Feira de Santana em posição de destaque no diagnóstico e tratamento da anemia falciforme”, completou.

A solenidade aconteceu na Sala de Imprensa Arnold Silva, no Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf), e contou com as presenças do prefeito José Ronaldo de Carvalho, da secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, além de diretores de órgãos municipais e representantes de entidades não-governamentais.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade