Feira de Santana

60 policiais vão atuar na Base Comunitária da Rua Nova

A Base Comunitária do bairro Rua Nova contará com 60 policiais, três viaturas, além de câmeras de segurança que irão ajudar no monitoramento.

22/09/2014 às 16h30, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

A segunda Base Comunitária de Segurança de Feira de Santana foi inaugurada nesta segunda-feira (22) com a presença do governador Jaques Wagner. A Base Comunitária do bairro Rua Nova contará com 60 policiais, três viaturas, além de câmeras de segurança que irão ajudar no monitoramento, segundo informou Jaques Wagner.

“Esse é mais um passo na nossa caminhada no combate à marginalidade, as drogas e ao tráfico de drogas. Todo lugar que a gente chega com a Base de Segurança, conseguimos uma grande redução no número de homicídios, que é o objetivo primeiro do Pacto Pela Vida, que hoje orienta o trabalho da segurança pública, em toda Bahia”, afirmou.

Segundo o governador, o investimento foi de cerca de 1 milhão e 400 mil reais. Ele informou ainda que deve anunciar durante a semana a convocação de soldados da Polícia Militar do último concurso de 2012.

O capitão Victor Espírito Santo, que tem 10 anos de carreira, informou que dos 60 policiais militares que farão parte da Base Comunitária, 40 já passaram pela capacitação e 20 se encontram na fase final. Ele explicou como será o trabalho da Base Comunitária.

“O primeiro passo será a distribuição do efetivo em busca do policiamento ostensivo para que, de maneira imediata, já possamos inibir qualquer prática de ação delituosa no bairro. Em seguida, iremos desenvolver o policiamento comunitário propriamente dito. Através de um levantamento estratégico, faremos diversos projetos sociais, como, por exemplo, o Centro Digital de Cidadania (CDC)”, explicou.

O capitão Victor informou que 11 computadores serão disponibilizados para o projeto do CDC e um policial capacitado estará à frente para coordenar dois jovens, que serão selecionados dentro de um critério, para o desenvolvimento do projeto.

Ainda de acordo com Victor Espírito Santo, inicialmente o trabalho da Base Comunitária será focado no bairro da Rua Nova, mas com o decorrer do tempo, bairros adjacentes também serão contemplados.

“O cidadão quando se sente seguro pode desempenhar suas atividades de forma mais tranquila, voltar a exercer sua rotina normal, então a qualidade de vida será a principal modificação que haverá aqui na comunidade da Rua Nova”, destacou.

Primeira Base

A 1ª Base Comunitária de Segurança de Feira de Santana e 10ª da Bahia foi inaugurada no dia 27 de setembro de 2012, no conjunto George Américo, local considerado com maior índice de homicídio no município. Nos dois anos de atuação da BCS foi registrada uma redução de 64% no número de homicídios e um aumento de 150% nas prisões por furtos e roubos, na segunda maior cidade da Bahia.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade