Feira de Santana

Usuários reclamam de fechamento da porta central em ônibus com acessibilidade

O cadeirante Dakka acredita que a portaria da SMTT pode gerar uma onda de preconceito contra os deficientes na cidade.

22/09/2014 às 10h24, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Usuários dos ônibus do transporte urbano de Feira de Santana estão insatisfeitos com uma portaria baixada pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que limita o embarque e desembarque pela porta do meio dos veículos que possuem elevadores para acessibilidade de cadeirantes. A principal reclamação é que em algumas linhas os ônibus ficam lotados e a não abertura das portas do meio dificulta a saída dos passageiros nos pontos de parada.

O cadeirante Dakka acredita que a portaria da SMTT pode gerar uma onda de preconceito contra os deficientes na cidade. Segundo ele, a melhor solução é as empresas realizarem a manutenção dos equipamentos constantemente.

De acordo com o secretário da SMTT, Ebenézer Tuy, a portaria publicada no dia 12 de setembro, em jornal de circulação local, vale somente para os ônibus que possuem acessibilidade.

"Essa porta vai continuar abrindo nos terminais de transbordo e nos fins de linha. O único momento em que essa porta não vai abrir, vai ser no corredor de tráfego, salvo se aparecer uma pessoa com deficiência para pegar o transporte. Essa é uma medida que visa preservar o estado de conservação, manutenção e funcionamento dessa acessibilidade".

Ainda de acordo com Tuy, a medida não deve prejudicar o desembarque da maioria das linhas em que os ônibus ficam lotados, pois atualmente ainda existem cerca de 100 ônibus sem acessibilidade na cidade. Estes deverão abrir a porta do meio normalmente durante o percurso.

"Entendemos que o grande número de pessoas descendo constantemente – porque a escada desses ônibus é o próprio elevador – dificulta o bom funcionamento dos elevadores. É um tanto quanto constrangedor quando uma pessoa com deficiência precisa pegar o transporte no ponto de ônibus e esse elevador não venha a funcionar ou não funcione corretamente", acrescentou.

 As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade