Entrevista

Supervisora de recrutamento dá dicas sobre elaboração de currículos; veja o que não fazer

Na entrega, pessoalmente ou enviado por e-mail, há detalhes que fazem toda a diferença.

22/09/2014 às 06h51, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

O currículo é o primeiro contato do candidato com a empresa e pode eliminá-lo se não houver alguns cuidados. Na entrega, pessoalmente ou enviado por e-mail, há detalhes que fazem toda a diferença. Para dar algumas dicas, o Acorda Cidade ouviu a supervisora de recrutamento, seleção e contratos da unidade do IEL Norte Nordeste, Suzana de Souza, que destaca itens importantes para quem deseja entrar ou voltar ao mercado de trabalho.

Acorda Cidade: O que NÃO pode ter no currículo?

Suzana de Souza: O currículo é o chamariz para que o candidato seja convidado a participar de entrevistas e/ou processos seletivos. É muito comum erros grotescos no currículo, o que faz com que muitos candidatos percam oportunidades no mercado de trabalho. Os pecados mais comuns em currículos são fotos inadequadas, erros de português, excesso ou falta de informações, mentiras, formato inadequado, como letras coloridas, fontes muito pequenas ou grandes demais, bem como referências inexistentes.


AC: Como uma pessoa que não tem experiência pode deixar o currículo mais interessante?

Suzana de Souza: Ter um perfil adequado para o mercado não se resume apenas à experiência, mas também comportamento e nível acadêmico. É de suma importância que candidatos sem experiência busquem participar na vida acadêmica de coordenações de eventos, produção de seminários, simpósios, coordenação de grêmios, se disponibilizar a apresentar trabalhos acadêmicos, o que fará que o mesmo tenha habilidades teóricas e práticas, possibilitando o aperfeiçoamento do perfil, melhorando a comunicação, flexibilidade, criando poder de negociação, resolução de conflitos, além de possibilitar a ampliação do Network. Assim o currículo terá diversas habilidades a serem observadas.

AC: É legal informar atividades voluntárias? Como isso é visto pelo empregador?

Suzana de Souza: Muito interessante! Pode demonstrar que é uma pessoa que se preocupa com o social, o bem estar da sociedade, demonstrando disposição para o novo, disponibilidade, amadurecimento e busca de aprendizado.

AC: Quem tem experiência em vários setores deve informar no currículo ou selecionar as áreas que têm a ver com a vaga que ele deseja conquistar?

Suzana de Souza: O currículo não pode ser uma linha de montagem e ser feito em escala para ser distribuído em toda ou qualquer empresa. O mesmo deve ser específico, com objetivo específico para a área pleiteada. Caso o candidato disponha de muitas informações e experiências, deve-se escolher as mais relevantes que se encaixem com a vaga ofertada. As demais informações o candidato poderá citar ou levar outro currículo mais completo no dia da entrevista.

AC: No objetivo do currículo, o candidato deve colocar o nome da vaga que deseja ou caprichar nas frases feitas como “desejo contribuir com o desenvolvimento desta conceituada empresa…”?

Suzana de Souza: No objetivo é fundamental informar a área e/ou cargo pleiteado. Não há objeção em um texto resumido para complemento.

AC: Em caso de currículo enviado por e-mail, quais os erros mais recorrentes e que prejudicam na hora da seleção do candidato através deste primeiro contato?

Suzana de Souza: Um dos erros mais comuns é o próprio e-mail enviado. Muitos candidatos possuem e-mails informais, muitos até com nomes agressivos, com gírias, inclinações políticas e religiosas. O e-mail deve ser formal e imparcial. Outro fator relevante são fotos utilizadas. A foto deve ser colorida em tamanho 3×4, deve-se utilizar uma roupa formal, sem mostrar os ombros ou decotes, não se deve utilizar óculos de sol ou chapéus/bonés, além do ambiente em que a foto foi tirada, cuidado com festas, bares, praias e banheiros. 

AC: O que mais elimina um candidato durante a entrevista?

Suzana de Souza: A insegurança, problemas de comunicação, expressão corporal, falta de disposição, dificuldade de trabalhar em equipe e entendimento de hierarquia, roupas inadequadas, simpatia em excesso, falar mal de antigos chefes e/ou colegas de trabalho, mendigar trabalho, mascar chicletes e atender o celular ou deixá-lo tocar.

Leia também: Qualificação profissional é principal chave para entrar no mercado de trabalho

Empresas juniores garantem o primeiro contato de estudantes com a profissão

AC: E durante as dinâmicas de grupo, o que é avaliado nesta fase?

Suzana de Souza: A avaliação da dinâmica vai depender da vaga ofertada e do perfil solicitado, podem ser observadas duas, dez ou até mais características. As mais comuns são comunicação, liderança, flexibilidade, facilidade de trabalhar em equipe, poder de negociação, gestão de conflitos, poder de delegação, organização, pontualidade, saber ouvir, interpretação de informações, agilidade, comprometimento, dinamismo, espontaneidade, resolução de problemas e tomada de decisão.

Fonte: Acorda Cidade (Permitida a reprodução mediante citação de fonte).

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade