Bahia

Bahia é a 3ª colocada no ranking de inscritos da Olimpíada de Língua Portuguesa

Os nomes dos representantes da Bahia para a etapa nacional da Olimpíada serão definidos no próximo dia 26

19/09/2014 às 10h37, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Bahia alcançou o terceiro maior número de inscrições na edição 2014 da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, que tem o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e da escrita nas escolas públicas brasileiras. O estado tem 1.170 participantes no evento, que é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e a Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Ação Comunitária (Cenpec).

Os nomes dos representantes da Bahia para a etapa nacional da Olimpíada serão definidos no próximo dia 26 e os textos avaliados pela comissão estadual, que fará a seleção dos candidatos de acordo com o número de vagas estabelecido pela Cenpec para o estado. Cada texto será analisado por dois professores, que não terão acesso à autoria das obras.

“Nunca estivemos nesse ranking. Conseguimos um crescimento muito grande. Isso é resultado do investimento que vem sendo feito pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia desde 2013. Houve um fortalecimento da formação de professores, da divulgação da Olimpíada e do estímulo à participação”, afirmou a coordenadora estadual das Olimpíadas de Língua Portuguesa, Lúcia Diniz.

De acordo com a professora, o crescimento pode influenciar diretamente no desempenho da Bahia nas Olimpíadas e reflete na melhoria da formação dos estudantes. “Quanto maior o número de estudantes escritos na Olimpíada, maior será o número de vagas do estado na fase nacional do concurso. Além disso, a Olimpíada também implica um trabalho pedagógico. Os professores passaram por uma formação que orientou o desenvolvimento de atividades de leitura e produção textual com os estudantes”.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade