Educação

Secretária de Educação diz que resultado do Ideb ainda não avalia atual gestão

Ela explicou os critérios para a avaliação e nota final do Ideb e disse que a avaliação tem base em anos anteriores, quando o município tinha outra gestão.

16/09/2014 às 17h47, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas municipais de Feira de Santana, segundo divulgação do Ministério da Educação (MEC), tiveram notas abaixo da média, deixando o município entre os últimos da Bahia.

Em 2011 e 2013 os anos iniciais da rede municipal não atingiram a meta. Quando a meta era 3,6, em 2011, a média dos anos iniciais foi 3,5. Já em 2013, a média foi 3,4, sendo que a meta estabelecida pelo MEC era 3,9.

Nos anos finais da rede municipal, em 2007, as escolas cravaram a nota em 3,3, meta estabelecida pelo MEC. Em 2013, a nota foi 3,1, enquanto a média é de 3,7.

A secretária municipal de Educação, Jayana Ribeiro, esteve na manhã desta terça-feira (16) no programa Acorda Cidade, onde falou sobre o assunto. Ela explicou os critérios para a avaliação e nota final do Ideb e disse que a avaliação tem base em anos anteriores, quando o município tinha outra gestão.

“Esse índice é analisado sobre quatro aspectos: aprovação, reprovação, evasão e a Prova Brasil, que é escrita. A prova Brasil é aplicada no último ano de cada etapa, então temos o ensino fundamental 1, que compreende do 1º ao 5º ano, que é a antiga primeira 4º série. No caso do fundamental 2, é no 9º ano, que é a antiga 8ª série. A avaliação é feita levando em consideração a etapa inteira”, disse.

“Os alunos que fizeram a Prova Brasil no ano de 2013 foram também avaliados durante o percurso. Desse modo, a avaliação não foi feita em 2013 e sim finalizada. A prova compreende conteúdos que são do 1º ao 5º ano e também, no ensino fundamental 2, que tem conteúdos que são pertinentes do 6º ao 9º ano”, acrescentou.

Jayana afirma que a atual gestão foi iniciada em 2013, ano em que a prova foi aplicada, mas levando em consideração os anos anteriores, que correspondem à gestão passada. Ela disse que a atual gestão poderá ser analisada na próxima Prova Brasil, que vai analisar o último ano da gestão anterior e os três primeiros anos da atual gestão. Ela informou ainda que o município esse ano vai investir em torno de 200 milhões de reais na educação.

Fatores para baixos índices

A secretária afirmou diversos fatores que devem ser levados em consideração na hora de avaliar os números baixos do Ideb. Segundo ela, os professores têm que ter um currículo mais próximo dos alunos e trabalhar bastante a interpretação, já que a Prova Brasil, é aplicada com as disciplinas português e matemática, e não avalia o currículo inteiro.

“A prova avalia as competências e habilidades dos alunos nessas duas disciplinas, então o aluno tem que compreender o que estuda. Existem também outros fatores, como a desmotivação dos professores, por isso temos buscado trabalhar nisso, pensando no professor como um agente de transformação e também melhorando o trabalho em sala de aula. Também existe o fator família, que muitas vezes coloca a responsabilidade apenas na escola e o professor tem que administrar isso”, declarou.

Para melhorar os resultados, a secretária Jayana Ribeiro informou que a atual gestão está buscando estratégias dentro da secretaria. “Estamos com formação de professores na área de currículo escolar. Essa formação é realizada toda sexta-feira, para que a gente possa trabalhar os conteúdos e conseguir ter um currículo vivo dentro das escolas. Estamos trabalhando também com formação continuada. Fizemos seleção recentemente para coordenadores pedagógicos, pois compreendemos que eles têm um papel primordial dentro das escolas”, disse.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade