Cinema

Oscar 2015: dezoito longas brasileiros disputam indicação

Dos vinte filmes inscritos, dois ("Faroeste Caboclo" e "A Coleção Invisível") não puderam concorrer por terem estreado antes da data limite estipulada pela Academia.

16/09/2014 às 08h46, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade


EBC – O filme brasileiro que concorrerá a uma vaga entre os indicados a melhor filme estrangeiro no Oscar de 2015 será anunciado na próxima quinta-feira (18). Ao todo, 18 longas-metragens disputam a indicação. O anúncio será feito a partir das 10h, pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo (SP).

O filme será escolhido por uma comissão formada pelo diretor, produtor e roteirista Jeferson De, pelo jornalista Luis Erlanger, pela coordenadora-geral de Desenvolvimento Sustentável do Audiovisual da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Sylvia Regina Bahiense Naves, pelo presidente do conselho da Televisão América Latina (TAL), Orlando de Salles Senna, e pelo ministro do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores, George Torquato Firmeza.

Entre os filmes indicados, 'Hoje eu quero voltar sozinho', do diretor Daniel Ribeiro, apresenta o personagem Leonardo. Na trama, o adolescente é cego e homossexual, e tenta lidar com a superproteção da mãe e sua busca pela independência.

Os últimos filmes que representaram o Brasil na seleção aos indicados a melhor filme em língua estrangeira foram "O Som ao Redor", de Kleber Mendonça Filho (2014); "O Palhaço", de Selton Mello (2013); "Tropa de Elite 2: o Inimigo agora é o Outro", de José Padilha (2012); "Lula, o filho do Brasil", de Fábio Barreto (2011) e "Salve Geral", de Sérgio Rezende (2010).

Dos vinte filmes inscritos, dois ("Faroeste Caboclo" e "A Coleção Invisível") não puderam concorrer por terem estreado antes da data limite estipulada pela Academia.

Confira abaixo os filmes concorrentes:

A Grande Vitória

Diretor: Stefano Capuzzi
Elenco principal: Caio Castro, Sabrina Sato, Domingos Montagner, Tato Gabus Mendes, Moacyr Franco, Rosi Campos

Sinopse: Abandonado pelo pai, Max Trombini foi criado pela mãe e pelo avô, que morreu quando ele tinha 11 anos. Revoltado, passou a se envolver em confusões em sua cidade natal, Ubatuba (SP). Mas com o aprendizado de artes marciais, Max conseguiu se restabelecer emocionalmente e tornar-se um dos principais técnicos de judô do Brasil. Baseado em fatos reais.

A Oeste do Fim do Mundo

Diretor: Paulo Nascimento
Elenco principal: Cesar Troncoso, Fernanda Moro e Nelson Diniz

Sinopse: Em um velho posto de gasolina perdido na antiga estrada transcontinental da Argentina, a solidão do introspectivo Leon só é quebrada por alguém querendo abastecer ou pelas visitas do sarcástico Silas, um motociclista com ares de hippie aposentado. O tempo passa devagar nas margens da velha estrada. Até o dia em que a enigmática e inesperada chegada de Ana transforma radicalmente o cotidiano de Leon e Silas.

Amazônia

Diretor: Thierry Ragobert
Elenco principal: Lúcio Mauro Filho e Isabelle Drummond (vozes)

Sinopse: Castanha é um macaco-prego domesticado que sobrevive a um acidente de avião e se vê sozinho na Floresta Amazônica. O macaquinho precisa aprender a viver em liberdade, num novo mundo onde há animais de todos os tipos: onças, jacarés, cobras, antas, gaviões. Aos poucos, Castanha aprende a viver na floresta, fazendo novos amigos, em especial a macaquinha Gaia, sua companheira de espécie.

Dominguinhos

Diretores: Eduardo Nazarian, Joaquim Castro e Mariana Aydar
Elenco principal: Gilberto Gil, Gal Costa, Elba Ramalho, Hermeto Paschoal e João Donato

Sinopse: O documentário trata da vida e obra de um dos maiores mestres da música brasileira, Dominguinhos, morto em julho de 2013 em decorrência de um câncer no pulmão. O filme intercala imagens de arquivo, passagens em shows e encontros musicais exclusivos de artistas com o "rei da sanfona".

Entre Nós

Diretor: Paulo Morelli
Elenco principal: Carolina Dieckmann, Caio Blat, Paulo Vilhena, Júlio Andrade e Martha Nowill

Sinopse: Sete jovens amigos escritores viajam para uma casa de campo para celebrar a publicação do primeiro livro do grupo. Lá, eles escrevem cartas para serem abertas 10 anos depois. A viagem acaba em uma tragédia após a morte de um dos amigos. Mesmo assim, eles se reúnem 10 anos depois para lerem as cartas.

Exercício do Caos

Diretor: Frederico Machado
Elenco principal: Auro Juriciê, Di Ramalho, Thalyta Sousa, Isabella Sousa, Thayná Sousa e Elza Gonçalves

Sinopse: Um pai soturno e autoritário vive com as três filhas adolescentes em uma antiga fazenda de mandioca no interior do Maranhão, afastada da povoação. A família compartilha a ausência da mãe – supostamente desaparecida – e lida com os ditames rigorosos de um estranho capataz que os explora enquanto espreita a inocência das meninas, divididas entre a ilusão da infância e a cruel realidade de suas vidas.

Getúlio

Diretor: João Jardim
Elenco principal: Tony Ramos, Alexandre Borges e Drica Moraes

Sinopse: O jornalista Carlos Lacerda, principal inimigo político do presidente Getúlio Vargas, sofre um atentado na rua Toneleros, no Rio de Janeiro. Acusado por Lacerda de ser o mandante, Getúlio vive uma crise política sem precedentes.

Hoje eu quero voltar sozinho

Diretor: Daniel Ribeiro
Elenco principal: Guilherme Lobo, Fabio Audi, Tess Amorim, Lúcia Romano, Eucir de Souza, Selma Egrei e Isabela Guasco

Sinopse: Leonardo é um adolescente cego e homossexual que tenta lidar com a superproteção da mãe e sua busca pela independência. O cotidiano do jovem muda com a chegada de Gabriel, que o ajuda a descobrir mais sobre si mesmo e sua sexualidade.

Jogo de Xadrez

Diretor: Luís Antônio Pereira
Elenco principal: Priscila Fantin, Tuca Andrada e Antonio Calloni

Sinopse: Mina está presa por fraudar a Previdência Social. Além de se defender das outras detentas, precisa escapar da vigilância do diretor da penitenciária. O crime cometido por Mina envolveu um senador, que tenta de todas as formas impedir que sua participação venha à tona.

Minhocas

Diretores: Paolo Conti e Arthur Nunes
Elenco principal: Daniel Boaventura, Yago Machado e Cadu Paschoal (vozes)

Sinopse: Júnior é uma jovem minhoca que não consegue fazer amigos, já que todos o consideram mimado pela mãe. Disposto a provar o contrário, ele desafia Nico, um dos que o provoca, para um desafio. Mas antes da disputa começar, Júnior e Nico são levados para a superfície, onde acabam encontrando o vilão Big Wig, um tatu bola que deseja transformar as minhocas em escravas.

Não pare na pista: a melhor história de Paulo Coelho

Diretor: Daniel Augusto
Elenco principal: Júlio Andrade, Ravel Andrade, Lucci Ferreira, Letícia Colin, Fabíula Nascimento, Enrique Díaz, Paz Vega, Nancho Novo e Fabiana Guglielmett

Sinopse: Cinebiografia de Paulo Coelho, o filme se concentra em três momentos distintos da carreira do escritor: a juventude, nos anos 1960; a idade adulta, nos anos 1980; e a maturidade, em 2013. Usando como base depoimentos do próprio Paulo Coelho, a história perpassa os momentos mais marcantes da vida do autor, como a relação com as drogas e a religião, a sexualidade e a parceria com o músico Raul Seixas.

O Homem das Multidões

Diretor: Marcelo Gomes e Cao Guimarães
Elenco principal: Sílvia Lourenço, Paulo André e Jean-Claude Bernardet

Sinopse: Belo Horizonte, Minas Gerais: Juvenal, condutor de trem do metrô, enfrenta a impossibilidade de estar só. Para se sentir melhor, ele se mistura na grande multidão da cidade. Margô, controladora de estação do metrô, não consegue se desprender das redes sociais, trocando o mundo real pelo mundo virtual.

O Lobo Atrás da Porta

Diretor: Fernando Coimbra
Elenco principal: Leandra Leal, Milhem Cortaz, Fabíula Nascimento e Juliano Cazarré

Sinopse: Com uma linha dramática de suspense, o filme leva a uma viagem aos recantos mais obscuros dos desejos, mentiras e perversidades de um triângulo amoroso a partir do misterioso sequestro de uma criança.

O menino e o mundo

Diretor: Alê Abreu
Elenco principal: Alê Abreu, Lu Horta, Vinicius Garcia, Marco Aurélio Campos, Melissa Garcia, Cassius Romero, Nestor Chiesse, Patrícia Pichamone, Felipe Zilse e Alfredo Roll (vozes)

Sinopse: Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.

O menino no espelho

Diretor: Guilherme Fiúza Zenha
Elenco principal: Lino Facioli, Mateus Solano e Regiane Alves

Sinopse: Que criança nunca sonhou um dia em ter um clone? Alguém que fizesse todas as tarefas chatas em seu lugar, como ir à escola mesmo sem vontade ou tomar uma dolorosa injeção no hospital. A transformação dessa fantasia em realidade é a trama central de "O Menino no Espelho", um filme que trata de valores universais como a infância, a amizade e a descoberta do amor.

Praia do Futuro

Diretor: Karim Aïnouz
Elenco principal: Wagner Moura, Clemens Schick, Jesuíta Barbosa, Sabine Timóteo, Ingo Naujoks

Sinopse: O salva-vidas Donato resgata Konrad, piloto alemão de motovelocidade, de um afogamento na Praia do Futuro. Os dois se apaixonam e Donato vai embora, deixando para trás o irmão mais novo, Ayrton, e a família. Oito anos depois, Ayrton se aventura em Berlim na busca do irmão desaparecido, seu grande herói.

Serra Pelada

Diretor: Heitor Dhalia
Elenco principal: Juliano Cazarré, Julio Andrade, Matheus Nachtergale, Sophie Charlotte e Wagner Moura

Sinopse: Juliano e Joaquim deixam São Paulo em busca do sonho do ouro na região Amazônica. A vida no garimpo, com a obsessão pela riqueza e pelo poder, transforma por completo a relação e a vida dos dois.

Tatuagem

Diretor: Hilton Lacerda
Elenco principal: Irandhir Santos, Jesuíta Barbosa, Rodrigo García, Sílvio Restiffe, Sylvia Prado e Ariclenes Barroso

Sinopse: Brasil, 1978. A ditadura militar, ainda atuante, mostra sinais de esgotamento. Em um teatro/cabaré, localizado na periferia entre duas cidades do Nordeste do Brasil, um grupo de artistas provoca o poder e a moral estabelecida com seus espetáculos e interferências públicas. Liderado por Clécio Wanderley, a trupe conhecida como Chão de Estrelas, juntamente com intelectuais e artistas, além de seu tradicional público de homossexuais, ensaiam resistência política a partir do deboche e da anarquia.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade