Salvador

Governo do Estado adia início da operação comercial do Metrô

O metrô, em operação comercial, sem a integração física e tarifária com os ônibus do STCO ou não tendo um sistema próprio de alimentação, terá uma demanda de passageiros reduzida.

12/09/2014 às 12h41, Por Maylla Nunes

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O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), decidiu adiar o início da operação comercial do metrô, previsto para o dia 15 de setembro. O adiamento ocorre em razão da não integração do Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus (STCO) com o novo modal, conforme ficou estabelecido no Convênio de Cooperação Intrafederativo nº 01/2012 e no Contrato de Programa, celebrado em 2013 com a Prefeitura de Salvador.

O metrô, em operação comercial, sem a integração física e tarifária com os ônibus do STCO ou não tendo um sistema próprio de alimentação, terá uma demanda de passageiros reduzida. Isto prejudicará a população, pois a privará de um meio de transporte eficiente, confortável e moderno, de qualidade inquestionável. Por este motivo o Estado se viu obrigado a adiar a operação comercial com base no interesse público.

Em razão disto, a população continuará a utilizar o metrô sem qualquer pagamento e o horário continuará o mesmo, ou seja, das 8h às 16h. O início da operação comercial está previsto para outubro deste ano, podendo, a partir daí e até que seja entregue ao público a Estação de Pirajá, o Estado adotar uma operação comercial experimental com tarifas mais módicas com horário estendido.

Bilhete único metropolitano

Até 15 de outubro, algumas linhas dos ônibus metropolitanos, com pequenos ajustes, farão uma integração fechada com o metrô nas Estações do Acesso Norte e Retiro1.

A Sedur desenvolverá com a Entidade Metropolitana e Agerba a integração dos ônibus metropolitanos entre si e com o metrô com tarifa única subsidiada. Numa segunda fase haverá a integração metropolitana e urbana nos diversos municípios realizada mediante bilhete único metropolitano. Esta integração entre os municípios que compõem a Região Metropolitana de Salvador (RMS) também incluirá o sistema aquaviário (pedestres do ferry boat e dos barcos intermunicipais).

O processo de integração metropolitana dependerá de alteração na legislação estadual, já em estudo, e, por isso, passará a vigorar a partir de 2015. Até que haja o bilhete único metropolitano, o itinerário dos ônibus metropolitanos se manterá inalterado.
 

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