Feira de Santana

Projeto Acordes promove aulas de música para 120 crianças

Os alunos são oriundos das escolas municipais Ana Brandoa e Valdemira Alves de Brito, situadas no Tomba.

09/09/2014 às 06h56, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Cento e vinte crianças e adolescentes, alunos de escolas municipais, vão ter a partir desta semana, aulas de violino e flauta. A atividade integra o Projeto Acordes, iniciativa da Fundação ArcelorMittal Brasil e da Belgo Bekaert Arames em parceria com a Prefeitura de Feira de Santana. Os alunos, professores, representantes da empresa e das secretarias municipais de Educação e Cultura, Esporte e Lazer participaram na tarde de segunda-feira (8), no teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas do lançamento do projeto.

As crianças e jovens envolvidos no projeto devem em breve integrar a primeira orquestra infantojuvenil de Feira de Santana, uma vez a Seduc e a Cultura desenvolvem paralelamente o Programa Música na Escola que será lançado nos próximos meses.

Os alunos são oriundos das escolas municipais Ana Brandoa e Valdemira Alves de Brito, situadas no Tomba e, de acordo com informações do site da prefeitura, eles serão distribuídos em cinco turmas de violino e outras cinco de flauta. As aulas vão acontecer nas próprias escolas, às quintas-feiras, no contraturno à atividade convencional.

De acordo com o gerente da Belgo Bekaert em Feira de Santana, Roberto Tavares, o grupo ArcelorMittal investe em onze projetos cuja objetivo principal é melhorar a qualidade de vida das pessoas, dos quais sete são desenvolvidos atualmente em Feira de Santana. "Muitos desses projetos influenciam diretamente no rendimento das crianças nas escolas. Nosso grupo entende que deve ajudar a construir uma cidade melhor para todos que vivem aqui", defende Roberto.

A secretária de Educação, Jayana Ribeiro, que prestigiou o lançamento, destacou que a música ajuda no desenvolvimento integral do ser, "potencializa outras faculdades, como o poder de concentração, o ritmo e a criatividade. Mas lembrem também que é importante manter um bom rendimento na escola e assiduidade", observa a secretária.

Já o secretário de Cultura, Jailton Batista, lembrou que a música "muda a vida das pessoas. Estamos iniciando uma revolução nesta cidade porque há uma série de iniciativas inovadoras que tratam de difundir o gosto pela música. Isto é fundamental para garantir mais qualidade de vida às pessoas.

Uma das coordenadoras técnicas do projeto, a professora Vera Lúcia Bastos, afirma que também "é importante descobrir nas crianças a vocação e o talento para a música, algo que pode mudar o futuro deles". O professor Gilvan Torres, chefe da Divisão de Técnicas Pedagógicas da Seduc, e as professoras Elisângela Ribeiro, gestora da Escola Municipal Ana Brandoa, e Renilda Borges Neves, da Escola Municipal Valdemira Alves de Brito, prestigiaram também o lançamento.

Os resultados esperados do projeto incluem a melhoria no desempenho escolar, disciplina durante as aulas com instrumentos musicais, socialização na escola por meio do trabalho em grupo, bem como estimular o contato dos alunos com a arte e produção musical.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade