Educação
Anguera vence Prêmio UPB Educação
Cerca de 56 municípios se inscreveram, ficando como finalistas 44 municípios.
01/09/2014 às 17h29, Por Kaio Vinícius
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O município de Anguera, na região de Feira de Santana, conquistou o prêmio UPB Educação: Iniciativas que Transformam. O certame é uma iniciativa da União dos Municípios da Bahia (UPB), com o objetivo de reconhecer publicamente iniciativas que ajudam a melhorar a educação nos municípios, fazendo com que essas boas práticas ganhem visibilidade e possam servir de exemplo para outros municípios brasileiros.
Cerca de 56 municípios se inscreveram, ficando como finalistas 44 municípios. Os relatos de iniciativas foram enviados às Comissões de Julgamento compostas por profissionais da Secretaria de Educação (SEC) e Universidade do Estado da Bahia (UNEB) para serem selecionadas três iniciativas que serão premiadas, em 1º, 2º e 3º lugares.
Os vencedores foram conhecidos na manhã de domingo (31), no Resort Vila Galé Marés, em Guarajuba, Camaçari, no 3º Encontro de Prefeitos e 4º Congresso dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia: Saúde Pública – Desafios da Gestão, onde o 1, 2º e 3º colocados receberão os troféus e prêmios.
Presente na mesa o diretor da UPB e prefeito de Lafaiete Coutinho, Zenildo Brandão, o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP), José Reis Aboboreira e a presidente da UPB, Maria Quitéria fizeram a entrega dos troféus aos vencedores.
1º lugar – Anguera: Ações do Núcleo de Apoio ao estudante e à família no combate à evasão escolar
2º lugar- Santa Luzia: O acompanhamento social como mecanismo de redução da evasão e fracasso escolar
3º lugar- Mata de São João: Escola de tempo integral: Criando oportunidades
Conheça as iniciativas vencedoras:
ANGUERA – O Núcleo de Apoio ao Estudante e à Família (NAEF) tem atuação nas escolas da Rede Municipal de Ensino, abrangendo a Escola Érico Sofia Brandão, cumprindo uma rotina que abrange, inicialmente, o monitoramento da frequência escolar, detectando os alunos faltosos. Em seguida, de posse das estatísticas geradas, a equipe do NAEF se mobiliza na busca de um diálogo com a família, tendo como cenário a residência do aluno. A equipe realiza a visita com a presença de uma assistente social, uma psicóloga e uma agente de desenvolvimento educacional, que criam um espaço de diálogo com pais ou responsáveis. No contato, são colhidas informações sobre o contexto social do aluno, bem como são dados aconselhamentos e prestadas informações que incentivam a família a estar presente no ambiente escolar. Quando a equipe do NAEF retorna da visita oferece à unidade escolar um diagnóstico sobre a realidade familiar e social do aluno, trazendo, quase sempre, a expectativa de que o aluno retorne nos dias seguintes.
SANTA LUZIA – Preocupada em amenizar, quem sabe diluir o fracasso e a evasão escolar no município de Santa Luzia, a Secretaria de Educação contratou uma assistente social para articular junto às escolas o acompanhamento social dos alunos da rede municipal faltoso ou com dificuldade de aprendizagem. Em parceria com a Coordenação Municipal do Projeto Presença as atividades de busca ativa dos alunos tiveram início e como se evidencia, ocorreu uma diminuição na evasão e fracasso escolar do município, e consequentemente aumento na taxa de aprovação. As atividades promovidas pelo acompanhamento social na educação foram desde visitas as famílias vulneráveis, até a realização de palestras com pais e alunos e incentivo a realização de atividades de reforço escolar.
MATA DE SÃO JOÃO – Em 2013 foi implantado o tempo integral na Escola Municipal Rosa Vieira Tavares para atender aos anseios da comunidade escolar. Os alunos passaram a frequentar a escola o dia inteiro, chegando às 7:30 da manhã e retornando às 16 horas. Durante o período que a criança passa na escola, ele recebe todos os cuidados, sendo alimentadas com três refeições diárias (lanche da manhã, almoço e lanche da tarde), tudo elaborada e acompanhado por uma nutricionista. A escola também teve seus componentes curriculares ampliados, como a disciplina de arte e educação física na base comum e na parte diversificada atividades complementares e oficinas curriculares. Com a ampliação do tempo na escola houve aumento na matrícula e desempenho em relação a aprendizagem dos educandos.
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