Feira de Santana

Mutirão vai oferecer cirurgias gratuitas para mulheres que têm mamas gigantes

As cirurgias serão programadas para 2015 e 2016.

01/09/2014 às 14h57, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso e Ney Silva

A Fundação Hospitalar de Feira de Santana vai promover no próximo dia 12 de setembro a partir das 8h, o 4º mutirão para tratamento cirúrgico dos seios gigantes (gigantomastias extremas). A triagem será feita no auditório do Hospital da Mulher, quando serão distribuídas 200 fichas. As cirurgias serão programadas para 2015 e 2016.

Quem tem seios gigantes sofre muito com o preconceito e o desconforto físico. É o caso da comerciária Karla Cristina Souza Lopes de Oliveira, que explica o drama que enfrenta desde a adolescência. Segundo ela, cada seio pesa de 2,5 a três quilos.

“Prejudica a autoestima. Eu tinha vergonha, dificuldade para comprar roupas, para me relacionar com as pessoas. Com o tempo fui amadurecendo e comecei a enfrentar isso de frente. Hoje eu passei a me aceitar como sou, mas sinto dores na coluna, tem dias que não consigo respirar. Já participei de outro mutirão, mas como mudou de prefeito, a cirurgia foi cancelada”, afirmou.

O mutirão para tratamento cirúrgico das gigantomastias extremas é coordenado pelo médico Cesar Kelly. Ele explicou que inicialmente será feita a avaliação e depois os exames pré-operatórios.

“Serão contempladas mulheres que tem mamas com mais de 4 quilos. São pacientes carentes, maiores de idade, com filhos e tem que morar em Feira de Santana. A cirurgia é um resgate da dignidade das mulheres, pois elas são incapacitadas mentalmente e fisicamente, já que o peso das mamas prejudica a coluna e algumas mulheres se isolam perdendo oportunidades. A cirurgia dura em média três horas e as avaliações periódicas são feitas durante seis meses. A recuperação, normalmente é de um mês”, informou.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade