Toque Esportivo

Bahia cria pouco e perde a primeira sob o comando de Gilson Kleina

Tricolor se esforça, mas não consegue boa atuação contra o Grêmio e segue na vice-lanterna do Brasileirão

01/09/2014 às 08h43, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Não deu para o Bahia. Após bater o Internacional por 2 a 0 pela Copa Sul-Americana, o tricolor baiano seguiu em Porto Alegre para enfrentar o Grêmio, pela 18ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, mas não conseguiu repetir a boa atuação contra o outro time gaúcho. A partida poderia ser a oitava sem derrota do tricolor, mas acabou sendo a primeira sob o comando do técnico Gilson Kleina: 1 a 0.

O jogo
Antes de a bola rolar, os jogadores do Grêmio entraram em campo com uma faixa de repúdio ao racismo: "Somos azuis, pretos e brancos. Chega de Racismo!" — a frase aparece em alusão às cores do clube. O ato se deu em função da partida contra o Santos, na última quinta-feira, quando alguns torcedores gremistas foram flagrados chamando o goleiro Aranha de macaco. O caso deve parar no STJD.

Primeiro tempo
Com a bola rolando, o primeiro tempo não reservou grandes emoções. Embora o Grêmio tenha finalizado mais (8×3), os goleiros pouco trabalharam. A primeira finalização veio apenas aos 11 minutos, quando Ramiro recebeu na entrada da área e bateu no canto, mas Marcelo Lomba pegou com facilidade. Cinco minutos mais tarde foi a vez de Barcos receber no alto e virar batendo. A bola parou nas redes, mas pelo lado de fora.

Aos 22, foi a vez de Dudu aparecer. O camisa 7 do Grêmio, um dos destaques da partida, saiu em velocidade pela direita, deixou Demerson na saudade e bateu no canto esquerdo de Lomba, mas o goleiro do Bahia defendeu. O primeiro lance de perigo do Bahia só surgiu aos 37 minutos, quando Rafinha recebeu dentro da área e chutou, mas a bola foi para fora. O atacante ainda reclamou de um suposto pênalti cometido por Felipe Bastos, mas o árbitro não deu nada.

Desorganizado, o time gaúcho ficou mais tempo com a bola no pé na primeira etapa, mas parecia não saber direito o que fazer. O Bahia, por sua vez, tocou com mais qualidade e tentou achar os espaços, mas esbarrou na bem postada defesa adversária e na ineficiência dos seus atacantes. Já no final da etapa inicial, Alan Ruíz recebeu pela direita, puxou para o meio e bateu forte, mas a bola passou pelo lado direito de Marcelo Lomba, sem muito perigo. Quando o árbitro apontou fim de primeiro tempo, a torcida gaúcha se manifestou e vaiou a saída do time de campo.

Segundo tempo
No intervalo, o técnico Luiz Felipe Scolari promoveu uma substituição: Matheus Biteco entrou para o lugar de Alan Ruíz. A alteração pareceu dar mais velocidade e movimentação na equipe, que respondeu logo de cara. Aos dois minutos, Biteco tabelou com Barcos e chutou, mas a bola explodiu em Guilherme Santos e saiu. Um minuto depois, o lateral-esquerdo do Bahia puxou Matías Rodríguez e recebeu cartão amarelo. Àquela altura do jogo, já era o quarto distribuído pelo árbitro Péricles Bassols.

Aos 13 minutos, o Grêmio conseguiu abrir o placar. Giuliano tabelou com Felipe Bastos e cruzou para Dudu. O camisa 7 tocou por cima de Marcelo Lomba, mas antes de a bola entrar, Barcos preferiu não contar com a sorte e empurrou para o fundo das redes: 1 a 0. Foi o oitavo gol do atacante na Série A do Campeonato Brasileiro.

Substituições não surtiram efeito
Tentando correr atrás do prejuízo, o técnico Gilson Kleina promoveu a saída de Emanuel Biancucchi e colocou Henrique em campo, mas o atacante pouco produziu. Tocou poucas vezes na bola e sequer levou perigo para Marcelo Grohe. Aos 18 minutos, Kieza levou cartão amarelo e o Bahia já não se encontrava mais em campo, com muitos jogadores no ataque, mas sem organização no setor.

Aos 23, Kleina promoveu outra substituição: Rafinha deu lugar para Rhayner, outro que não correspondeu. Do outro lado, o Grêmio buscava o segundo. Aos 32, após o Bahia mudar pela última vez, fazendo Maxi Biancucchi entrar no lugar de Diego Macedo, Zé Roberto avançou pelo meio e soltou uma bomba, mas Marcelo Lomba espalmou para escanteio.

Sem ritmo, os suplentes não conseguiram mudar a cara de um Bahia previsível. Se a criatividade estava em baixa, a sorte também não estava do lado do Esquadrão. Maxi Biancucchi recebeu alguns lançamentos, mas até o domínio de bola do camisa 7 não estava em dia. Aos 44 minutos, Felipão tirou Dudu, que saiu aplaudido de campo e colocou o zagueiro Bressan. A modificação fechou ainda mais o Grêmio.

Afobado, o Bahia até promoveu alguma pressão nos minutos finais, mas não conseguia concretizar as oportunidades mesmo com quatro atacantes em campo. E o duelo terminou assim. Com o resultado, o tricolor baiano perdeu a primeira partida sob o comando de Kleina, que acumula três empates, uma vitória e agora uma derrota. A equipe segue na vice-lanterna da Série A do Campeonato Brasileiro, com 16 pontos. O próximo confronto acontece no domingo (7), contra o Coritiba, na Arena Fonte Nova.

Grêmio 1 x 0 Bahia – 18ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014
Data: 31/8/2014, 18h30
Local: Arena Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Péricles Bassols
Assistentes: Dibert Moisés e Rodrigo Henrique Correa

Grêmio: Marcelo Grohe; Matias Rodríguez (Pará), Geromel, Rhodolfo e Zé Roberto; Ramiro e Fellipe Bastos; Giuliano, Alan Ruíz (Matheus Biteco) e Dudu (Bressan); Barcos (C). Técnico – Luiz Felipe Scolari.

Bahia: Marcelo Lomba; Roniery, Demerson, Titi (C) e Guilherme Santos; Fahel, Rafael Miranda, Diego Macedo (Maxi Biancucchi) e Emanuel Biancucchi (Henrique); Rafinha (Rhayner) e Kieza. Técnico – Gilson Kleina.

Fonte: iBahia

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade