Feira de Santana

Distribuição de rosas brancas marca Dia Nacional de Controle do Tabagismo

Ação foi realizada pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps ad)

29/08/2014 às 16h03, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Há pouco mais de três anos, Mirian de Albuquerque, 55 anos, parou de fumar. Um vício que ela adquiriu aos 13 anos e que custou a deixar. No Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps ad) ela recebeu tratamento e acompanhamento necessários que a fizeram abandonar o cigarro.

Nesta sexta-feira (29), Dia Nacional de Controle do Tabagismo, ela é exemplo de superação. “Foi difícil, mas valeu a luta. Estou mais feliz e jovem”, contou enquanto prestigiava uma ação do Caps ad, no estacionamento do Paço Municipal Maria Quitéria, na avenida Getúlio Vargas, na manhã de hoje.

Neste ano, as atividades referentes à data têm como tema “Vale a pena tentar. Vale a pena parar”. No local estão sendo distribuídas rosas brancas, num gesto que simboliza a vida, conforme a coordenadora do Caps, Carolina Carvalho. Também estão sendo transmitidas orientações sobre os malefícios do cigarro e informações dos serviços oferecidos no Caps.

Esta é a 10ª Campanha Municipal de Controle do Tabagismo. “O cigarro é a principal causa de morte evitável no mundo”, destacou Carolina. Ela lembra que no Caps funciona o Programa Municipal de Controle do Tabagismo, em que é oferecido acompanhamento terapêutico, através de grupos, oficinas e atendimento individualizado, além de medicamentos específicos, a exemplo do adesivo para reposição de nicotina.

A paciente Maria Valta, 56 anos, também deixou de fumar há quatro anos. Diz que ainda frequenta o Caps, onde segue tratamento para manutenção da abstinência e fortalecimento da autoestima. “Hoje sou outra pessoa e já não sinto mais os malefícios que o cigarro causava à minha vida, como o cansaço”. As informações são da Secom.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade