Feira de Santana

Associação lança curso para formação de especialistas em mediação e arbitragem

A conciliação e arbitragem são métodos extrajudiciais para resolver os conflitos que existem na sociedade, tanto de pessoas físicas, como jurídicas.

28/08/2014 às 06h01, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

A Câmara de mediação e Arbitragem da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana contribui, desde 2008, com a difusão dos métodos de pacificação social e está lançando um curso para formação de especialistas em mediação e arbitragem. A coordenadora executiva da Câmara de Mediação, Maria Lúcia Lima, esteve no Acorda Cidade na manhã de quarta-feira (27) para falar sobre o assunto.

Ela explicou que a mediação, conciliação e arbitragem são métodos extrajudiciais para resolver os conflitos que existem na sociedade, tanto de pessoas físicas, como jurídicas, e é um meio de desafogar o judiciário. Ainda de acordo com Maria Lúcia, a conciliação e mediação já são feitas no próprio judiciário, mas as pessoas vão com os ânimos exaltados e algumas vezes não conseguem conciliar. “A arbitragem se torna uma sentença judicial e tem respaldo legal”, afirmou.

A coordenadora informou que a procura pelo serviço está baixa em Feira de Santana. Ela acredita que a baixa demanda é em decorrência da pouca divulgação e também do pouco conhecimento dos profissionais, inclusive da advocacia.

Curso de capacitação

A previsão é que o curso comece no dia 15 de setembro. As vagas são limitadas, e as inscrições vão até o dia 5 de setembro, através do site da Associação Comercial. Depois a pessoa deve se dirigir até a associação com a ficha de inscrição para fazer o pagamento. De acordo com Maria Luzia, profissionais de qualquer área podem se inscrever.

“Psicólogos, administradores, engenheiros, advogados, assistentes sociais. São várias áreas, pois temos diversos assuntos. Esse curso será 70% online e 30% presencial, que será em um sábado e domingo. Todos receberão certificação e estarão incluídos no quadro de árbitros, a nível nacional. Esse é um curso de capacitação para que as pessoas possam participar dos processos”, destacou.

Outras informações podem ser obtidas através do telefone: (75) 3211.7446.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade