Bahia

Estiagem faz 129 cidades decretarem estado de emergência, diz Defesa Civil

Nº representa cerca de 30% dos municípios da BA; há 5 meses não chove. Cidade de Barra, que fica na região oeste, é uma das mais atingidas.

26/08/2014 às 15h10, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Cerca de 30% dos municípios baianos estão em situação de emergência por causa da estiagem. No total, 129 cidades da Bahia sofrem com essa realidade, segundo informações da Defesa Civil.

O município de Barra, que fica na região oeste do estado, é um dos mais afetados pela estiagem. Em alguns locais da cidade, não chove há cinco meses. A última chuva significativa foi em março deste ano e, por conta disso, alguns pontos do Rio São Francisco e do Rio Grande, que banham a cidade, secaram. A devastação da mata ciliar também contribuiu para esse assoreamento.

Já são mais de 150 dias sem chuva na região. Pontos de rios e riachos secaram e a população sofre bastante com a estiagem. “Nós temos uma área de brejos, que é banhada por riachos, e esses riachos, uma boa parte já secou. Isso ocorreu pela escassez de água e também pelo desmatamento das cabeceiras”, disse Paulo Murilo, coordenador municipal da Defesa Civil.

Nas regiões mais afastadas dos rios, as famílias que tiram o sustento da terra vivem o drama da seca. Um agricultor da cidade insiste em preparar a terra para o plantio, mas as lavouras não sobrevivem à falta de chuva. Apesar de ter uma cisterna, o produtor rural sofre com a estiagem. Outras famílias da região passam dificuldades até mesmo para comer.

Segundo a Defesa Civil de Barra, muitas tentativas de amenizar os efeitos da seca não deram certo. “Poços perfurados com a profundidade de 150 metros muitas vezes não têm água. E muitas vezes até consegue a água, mas sem qualidade”, afirma Paulo Murilo.

De acordo com a Defesa Civil, quando uma cidade decreta situação de emergência, o município pode receber verba pública para contratar carros-pipa, por exemplo, e pagar seguro-safra e bolsa estiagem aos produtores que tiveram perdas na lavoura. Além disso, as cidades não precisam fazer licitação em obras para perfuração de poços. As informações são do G1.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade