Feira de Santana

15ª caminhada do Folclore reúne milhares de pessoas em Feira de Santana

Grupos de samba de roda, capoeira, encourados, de entidades, entre outros, chamavam a atenção das pessoas.

24/08/2014 às 13h29, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso e Ney Silva

Promovida pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e organizada pelo Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) com apoio da Prefeitura Municipal e do Serviço Social do Comércio (Sesc), a 15ª Caminhada do Folclore, realizada neste domingo (24) atraiu milhares de pessoas para a Avenida Getúlio Vargas, em Feira de Santana. Cerca de 80 atrações folclóricas, como já estava previsto, fizeram apresentações na avenida, num trecho de três quilômetros, aproximadamente. Grupos de samba de roda, capoeira, encourados, de entidades, entre outros, chamavam a atenção das pessoas.

Este ano o percurso da caminhada foi reduzido. A assessora do Cuca, Gilvane Marques, explicou que a redução foi feita pensando nas crianças e também nos idosos que todos os anos participam e que estavam se sentindo cansados com o tamanho do percurso. Ela disse que a estratégia deu certo e comemorou o sucesso do evento. “Superamos a expectativa de público do ano passado. Tivemos diversos grupos de municípios vizinhos e de Feira de Santana, conseguimos trazer todos os grupos, disponibilizamos ônibus e a festa foi muito linda com essa diversidade da cultura popular”, afirmou.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jailton Batista, também comemorou o resultado da Caminhada do Folclore. Ele afirmou que o evento é muito importante para a cultura popular. “Participamos junto com o Cuca da organização, trabalhamos juntos para organizar tudo. Feira é uma cidade do sertão e tudo que diz respeito a esse universo é muito bom, pois reafirmamos nossa cultura. É preciso ter diversidade e isso encontramos aqui. É bom que a população venha sempre nos prestigiar, isso mostra que a cultura popular tem força”, destacou.

O secretário de Desenvolvimento Social, lldes Ferreira, também participou da Caminhada e falou sobre a importância da cultura. “A cultura é a argamassa que une os tijolos, não tem como desvincular do social. Tem muitos grupos aqui que nós ajudamos. Essa diversidade cultural tem que ser valorizada e alimentada pela sociedade e pelo poder público. Aqui está nossa verdadeira cultura”, disse.

Jorge Galdino, que é poeta, encourado, compositor e radialista, informou que os encourados já participam da festa há três anos. “Somos um grupo que fez parte da independência da Bahia, então porque não participar deste evento? Estamos muito felizes”, comemorou.

A coordenadora do grupo do samba de roda de Irará, Kátia Regina Moraes Lima, afirmou que o grupo também já participa há muitos anos da Caminhada do Folclore. “Essa caminhada é uma beleza, gostamos muito de participar. Nos apresentamos em muitas cidades com o nosso samba e, inclusive, aqui na Micareta. Nosso grupo tem cerca de 30 pessoas”, afirmou. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade