Mundo

Sotaque em vídeo de decapitação de jornalista deixa Grã-Bretanha em alerta

O chanceler britânico Philip Hammond admitiu nesta quarta-feira (20), em entrevista à BBC, que investiga a ligação de um britânico

20/08/2014 às 16h43, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Agências de inteligência da Grã-Bretanha tentam identificar o militante do grupo radical Estado Islâmico que aparece no vídeo que mostra a decapitação do jornalista americano James Foley. O forte sotaque britânico levantou suspeitas de que o terrorista que aparece nas imagens – cujas autenticidades não foram verificadas – seja cidadão britânico.

O chanceler britânico Philip Hammond admitiu nesta quarta-feira (20), em entrevista à BBC, que investiga a ligação de um britânico em grupos terroristas na Síria e no Iraque. Segundo ele "uma das razões pelas quais este grupo representa uma ameaça direta à segurança nacional da Grã-Bretanha".

O grupo radical Estado Islâmico (EI) divulgou um vídeo, nesta terça-feira, que mostra a decapitação do jornalista americano James Foley, 40, de acordo com a rede de televisão CNN. A publicação seria uma resposta à intervenção militar americana no Iraque.

O vídeo, chamado “Uma mensagem para a América”, mostra o suposto jornalista ajoelhado, ao lado de um militante do EI, vestido de preto e encapuzado. A vítima discursa, culpando o governo americano por sua morte.

“Convoco meus amigos, familiares e pessoas amadas a se levantarem contra meus reais assassinos -o governo dos EUA – porque o que vai acontecer comigo é resultado de sua criminalidade complacente”, afirma ele.

Depois o militante faz um discurso exaltando a formação de um califado – governo regido pela lei islâmica – no Oriente Médio e fazendo ameaças aos EUA. O vídeo é cortado para uma imagem do suposto corpo de Foley sem cabeça.

O militante mostra ainda um homem identificado como o jornalista Steven Sotloff, outro americano sequestrado pela organização. “A vida desse cidadão, Obama, depende de sua próxima decisão”, diz. As informações são do Correio.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade