Cultura

Espetáculo infanto-juvenil 'O poeta e o cavaleiro' se apresenta neste sábado

Apresentação teatral vai acontecer ao ar livre, na quadra esportiva do Colégio Padre Ovídio

19/08/2014 às 09h47, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Circuito Cultura Belgo Bekaert traz para Feira de Santana o espetáculo infanto-juvenil “O poeta e o cavaleiro”, da Trupe Sinhá Zózima, grupo teatral de São Paulo. O espetáculo será apresentado neste sábado, dia 23, às 16 horas, com entrada gratuita, na quadra esportiva do Colégio Padre Ovídio. As senhas de acesso serão distribuídas uma hora antes do início.

A peça, uma livre adaptação da obra literária de Pedro Bandeira, é inspirada nos teatros de feira e dos saltimbancos. A linguagem do palhaço, figura comum nas rodas populares, conduz a uma reflexão sobre cidadania e liberdade. A narrativa acontece na pacata cidade Findomundo, onde tudo era perfeito e harmonioso. A população tinha a melhor educação, a melhor saúde e o melhor transporte público já visto.

O ônibus não era apenas um meio de locomoção, mas de encontro e reflexão, uma espécie de praça, onde o povo vivia a arte e a democracia. Um dia, um estrondo enorme atingiu o ônibus do Findomundo. A arte e os direitos do povo foram ameaçados. A montagem é uma divertida metáfora sobre poesia, abuso de poder e luta por liberdade.

No espetáculo O poeta e o cavaleiro, o grupo aposta no desafio de aproximar o público jovem do teatro, desmistificando a ideia de que a arte cênica é propriedade somente dos adultos e de uma classe com maior condição financeira. O poeta e o cavaleiro convida o jovem à reflexão, por meio dos temas abordados e da qualidade dramatúrgica, instigando-o a conhecer e a participar das necessárias mudanças na sociedade que o cerca.

Promovido pela empresa Belgo Bekaert Arames, o Circuito Cultural tem como objetivo oferecer uma programação cultural regular à comunidade e contribuir para formação de público. A proposta é democratizar a cultura como fonte de conhecimento e desenvolvimento através de uma programação voltada, especialmente, para crianças e jovens estudantes da rede pública de ensino. Todas as apresentações são gratuitas, sempre no segundo e quarto sábado de cada mês.

A maratona cultural prossegue com grupos teatrais locais e nacionais, até dia 22 de novembro. A iniciativa conta com o estimulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura, mais conhecida como Lei Rouanet, e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, CDL, Fundação ArcelorMittal, TV Subaé, Hotel Classe Apart, Colégio Padre Ovídio e da Lima Produções Culturais. A programação e mais informações sobre o Circuito Cultural Belgo Bekaert podem ser conferidas no site http://www.circuitoculturalbelgobekaert.com/
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade