Feira de Santana

Feirenses terão menos dias frios até final de agosto, diz estação climatológica

De acordo com a gerente de loja Célia Portugal, de uma loja de confecções da cidade, o aumento nas vendas de blusões e jaquetas foi de 80%.

18/08/2014 às 10h07, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Neblina, chuva fina, e em algumas horas do dia, aquele frio. Nos últimos dias, o feirense sentiu na pele os efeitos da estação mais fria do ano. As quedas na temperatura pegaram muita gente de surpresa, que teve que correr para as lojas a fim de renovar os estoques de agasalho do guarda-roupa, já que em 2013 o inverno quase não foi sentido.

De acordo com a gerente de loja Célia Portugal, de uma loja de confecções da cidade, o aumento nas vendas de blusões e jaquetas foi de 80%. “Vendemos todo o estoque. Vendeu mais do que no ano passado, porque o frio pegou todo mundo de surpresa. E a mulher é mais vaidosa, ela quer associar o frio com a moda”, conta.

Quem não gostou muito das quedas de temperatura foi o comerciante Sérgio Cavalcante. “Gosto mais do verão, porque a gente faz as nossas caminhadas de manhã cedo. Não gosto muito do tempo frio, porque a gente anda muito agasalhado”, disse.

Aumento nas temperaturas

De acordo com a diretora da estação climatológica da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Rosângela Leal, as temperaturas vão começar a subir nesta segunda quinzena de agosto anunciando a chegada da primavera.

“Até o dia 15 ainda estava bastante frio. A temperatura começa a subir aos poucos. Estávamos tendo temperaturas baixas em torno de 15 a 16 graus durante a madrugada, e ela deve subir para 18 ou 19, até chegar em setembro, quando começa a aquecer, com a chegada da primavera”, afirma a climatologista.

Ela explica também que a forte neblina, que afeta a visibilidade dos motoristas e deixa os pedestres apreensivos, logo no início da manhã, é resultado do encontro dos vapores quentes que saem do solo e se encontram com o ar frio da alta atmosfera.

“Essa neblina é a condensação do vapor de água do solo. O vapor está saindo, e o ar frio da alta atmosfera, como é mais pesado, ele desce, encontra esse vapor que se condensa e volta a formar gotículas de água. Isso é muito comum nesse período de inverno. A recomendação é que as pessoas dirijam com os faróis ligados, com muita atenção e com baixa velocidade”, informa Rosângela Leal.

As informações são dos repórteres Ed Santos e Paulo José do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade