Bahia

Secretário nega transferência de fábrica da JAC Motors da Bahia para o Rio

A fábrica é um investimento de R$ 1 bilhão, e foi anunciada em novembro de 2011

01/08/2014 às 15h21, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração da Bahia nega que a fábrica da JAC Motors esteja de mudança para o Rio de Janeiro, conforme notícia veiculada pela imprensa na quinta (31).

Segundo a SICM, membros da JAC Motors chinesa realizaram, entre os meses de maio e junho, reuniões de trabalho com representantes de governos estaduais do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro para eventual instalação de uma planta industrial de Caminhões Pesados.

“Essas reuniões foram efetuadas por executivos da matriz da JAC Motors, da China, e não envolveram o Grupo SHC, importador brasileiro e representante da marca para automóveis de passeio e comerciais leves no Brasil”.  

Ainda de acordo com a Secretaria, “não há conclusões a respeito da viabilidade dessa planta de Caminhões Pesados. A JAC Motors China está levantando dados de mercado e estudando a possibilidade de instalação. Mas, reiteradamente, não há uma conclusão a respeito disso”.

A nota da SICM prossegue afirmando que”essa iniciativa da JAC Motors China (Divisão de Caminhões Pesados) em se reunir com governos estaduais não possui relação com a planta industrial já anunciada pela empresa, que envolve, como sócios, a própria JAC Motors China (Divisão de Automóveis), com 66% do investimento, e o Grupo SHC (34%)”.

Já o Grupo SHC nega qualquer intenção de alterar a localização de sua planta industrial, lembrando que “todas as etapas de terraplenagem já foram concluídas no terreno de Camaçari, e as obras civis estão previstas para serem iniciadas em outubro.”

Investimento

A fábrica da Jac Motors na Bahia é um investimento de R$ 1 bilhão, e foi anunciada em novembro de 2011, com o lançamento da pedra fundamental um ano depois. O início das operações da fábrica, que teria capacidade para 100 mil carros ao ano e, posteriormente, 10 mil caminhões de pequeno porte, foram adiadas de 2014 para 2015.

Os primeiros modelos a serem produzidos são as versões hatch e sedã da próxima geração do J3. As versões atuais disponíveis no País são importadas da China. As informações são do Tribuna da Bahia.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade