Educação profissional

Ifba abre 6,8 mil vagas em cursos gratuitos

A previsão é que as provas sejam aplicadas no dia 7 de dezembro.

01/08/2014 às 09h15, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) abre hoje as inscrições para 6.880 vagas para o Processo Seletivo (Prosel) 2015, sendo 5.267 em cursos técnicos e 1.620 em cursos de nível superior, ambos gratuitos. As oportunidades estão divididas entre os 16 campi e nas quatro unidades de atendimento avançado.

Em Salvador, estão sendo oferecidos 1.386 postos: 660 para qualificações de nível superior, 440 para técnico na modalidade integrada (ensino médio com curso profissionalizante) e 286 para técnico na forma subsequente (para quem já concluiu o ensino médio). A duração dos cursos varia de acordo com a modalidade, de dois anos a cinco anos, em média.

As qualificações mais concorridas são as engenharias elétrica, mecânica, química, civil e ambiental; as licenciaturas de geografia, matemática, física, química e computação; e os técnicos em eletrotécnica, eletrônica e informática. A forma de ingresso também muda de acordo com o tipo de qualificação.

Das vagas de nível superior, 60% serão preenchidas por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e 40% através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para as oportunidades em cursos técnicos subsequentes, metade será via Enem e o restante por meio de vestibular do Ifba. A única modalidade que o ingresso é feito exclusivamente por meio de vestibular é a técnico integrada.

A previsão é que as provas sejam aplicadas no dia 7 de dezembro. As inscrições devem ser realizadas no portal www.portal.ifba.edu.br/prosel-2015-inicio até 10 de setembro. A taxa é de R$ 30. Os três editais do processo seletivo, divulgados ontem, detalham as vagas por região e por qualificação e podem ser acessados no portal www.portal.ifba.edu.br. Uma dica legal é que o Ifba disponibiliza no mesmo site as provas e gabaritos das seleções anteriores.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade