Bahia

Tradicional terreiro do Gantois recebe visita de rei nigeriano em Salvador

Alaafin de Oyo, Oba Adeyemi III participou de cerimônia na capital baiana. Rei agradeceu o acolhimento e disse estar emocionado com a visita.

31/07/2014 às 16h19, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O tradicional terreiro do Gantois, no bairro da Federação, em Salvador, recebeu nesta quinta-feira (31) a visita do rei nigeriano da cidade de Oyo, Alaafin de Oyo, Oba Adeyemi III. Juntamente com uma comitiva de mais de 20 pessoas, ele visitou o memorial da mãe Menininha e palestrou para uma casa lotada de adeptos do Candomblé. 

"Eu realmente gostaria de dar saudações, profundamente, do coração. Estou muito emocionado, e esta mãe, que está aqui ao meu lado, lembra-me de todas as grandes mães que já moraram no nosso palácio de Oyo", disse o rei, em referência a mãe Carmem, filha de Mãe Menininha e atual Iolorixá do terreiro.

"O povo do candomblé celebra essa união, esse vínculo forte que existe entre a África, o Brasil e a Bahia. Nesse momento nos sentimos alegres e felizes em ver irmãos unidos no mesmo objetivo, que é a fortificação do axé, é um momento de muita emoção, estamos que não aguentamos de felicidade, e ele também, sinto uma recíproca maravilhosa", disse a Ialorixá do terreiro.

 A visita da comitiva nigeriana encerra a programação do I Seminário Internacional para Preservação do Patrimônio Cultural Compartilhado entre o Brasil e a Nigéria, que começou na segunda (28) e vai até esta quinta-feira (31). As informações são do G1.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade