Feira de Santana

Caso Gil Porto: polícia elucida assassinato e investiga esquema de venda ilegal de terrenos

Eles confirmaram que o ex-agente penitenciário Gregório Santos Teles é o mentor e o executor do assassinato ocorrido no dia 21 de maio deste ano, no Largo São Francisco, em Feira de Santana.

31/07/2014 às 15h55, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

Os delegados da Delegacia de Homicídios realizaram uma coletiva na manhã desta quinta-feira (31) e prestaram esclarecimentos sobre a elucidação do assassinato do corretor de imóveis Gil Marques Porto Neto e da existência de um grupo de extermínio em Feira de Santana.Vídeo

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

Eles disseram que o ex-agente penitenciário Gregório Santos Teles é o mentor e o executor do assassinato ocorrido no dia 21 de maio deste ano, no Largo São Francisco, em Feira de Santana.

O delegado Ricardo Brito, coordenador regional de polícia do interior (1ª Coorpin), afirmou que o crime foi motivado pela venda de um terreno feita inicialmente por Gil Porto e que foi invadido pela quadrilha, causando uma rixa entre a vítima e o autor.

Leia também:
Venda de terreno teria motivado morte de empresário em Feira de Santana, diz polícia

Suspeitos de envolvimento na morte de empresário são apresentados na delegacia

 “Gil Porto vendeu um terreno em 2011 e, em 2012, Gregório, com adquiriu uma escritura falsa do terreno. O documento não foi registrado. Foi uma escritura de cessão de posse. Não é uma escritura pública de compra e venda. Nós vamos apurar também se o cartório tem participação, porque eles podem falsificar. Há extratos de IPTU pagos e nós sabemos que a quadrilha também falsificava o pagamento do IPTU e outras taxas. A escritura foi encontrada dentro do guarda-roupa, na casa de Gregório. Ele é o grande grileiro de Feira de Santana e é o líder dessa quadrilha. Além disso, ele também faz parte de um grupo de extermínio, que tem o envolvimento dos policiais militares presos e de outras pessoas da comunidade”, afirmou Dorean.

Esquema de venda de terrenos

Durante a entrevista, os delegados revelaram o esquema de invasão de terras para comercialização ilegal praticado pela quadrilha, da qual Gregório faz parte. Eles alertaram a população para denunciar na delegacia casos de extorsão motivados por vendas ilegais de terrenos pelo grupo.

“A quadrilha identifica o terreno que pode ser da prefeitura ou particular, invade e cerca a área; depois espera cerca de cinco a dez dias e se os donos não aparecerem eles levantam o muro”, disse a delegada.

 “Quando foi iniciada a invasão do terreno, em dezembro de 2013, pertencente a uma clínica da cidade, na Rua Palmares, próximo à Avenida Nóide Cerqueira, os donos entraram em contato com Gil e disseram que o terreno estava sendo invadido. Como corretor, Gil foi ao terreno e encontrou Gregório e uma parte da quadrilha. No local está uma placa de venda com o número do telefone de Gregório. Depois disso, eles deram um tempo e no início de maio voltaram a levantar o muro, Gil foi lá e houve uma discussão, na qual Gregório prometeu matar Gil Porto. Isso foi no dia 2 de maio, relatou a delegada Dorean dos Reis Soares.

Gil Porto (Foto: Arquivo) 

No dia 21 de maio, segundo os delegados, Gregório começou a escoltar Gil Porto por volta do meio-dia e por volta das 18h o corretor foi assassinado.

Segundo a delegada, Gil Porto não registrou queixa contra Gregório, mas várias pessoas comentaram e afirmaram que o corretor estava sendo ameaçado de morte.

“O corretor não registrou porque achou que iria resolver o problema. Gil Porto vendeu legalmente o terreno, agiu como corretor, recebeu pela corretagem. Gil Porto foi defender o cliente dele. Ele morreu porque foi correto, porque foi direito, porque vendeu e queria entregar o terreno ao verdadeiro dono, totalmente desembaraçado. Ele foi uma pessoa correta que foi vítima dessa quadrilha”, declarou Dorean.

O crime

Gil Porto Neto foi assassinado por volta das 19h do dia 21 de maio, quando conduzia um veículo BMW branco, de placa OLF-2525. Ele foi alvejado com sete tiros, sendo quatro deles no rosto. Segundo populares, dois homens em uma motocicleta de cor vermelha efetuaram os disparos e fugiram. Baleado, Gil Porto perdeu o controle do veículo, que subiu em uma calçada e colidiu em um muro. O empresário ainda foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital São Matheus, mas não resistiu.

Guarda Marcos Vinícius

Questionada sobre a possibilidade de haver ligação entre a morte do empresário e do Guarda Municipal Marcos Vinícius, ocorrida no dia 02 de maio, a delegada informou que quando se trata de investigação não se pode descartar nada. “Qualquer coisa que se diga, nós vamos apurar. Nós vamos investigar e identificar o autor e o executor de quem matou Marcos Vinícius”, disse.

Também nesta quinta-feira o policial militar Eudson Cerqueira Carvalho, que estava foragido, foi apresentado.

Com informações do repórter Ed Santos do programa Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade