Feira de Santana

Cardiologista alerta população sobre risco de doenças cardiovasculares

Para Gomes, o ritmo de vida das pessoas tem elevado os níveis de stress

31/07/2014 às 12h00, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Será realizada nesta sexta (1º) e sábado (2), em Feira de Santana, a 22ª Jornada de Cardiologia. O evento organizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia Regional acontecerá no auditório principal do Hotel Ibis, que fica próximo ao Boulevard Shopping. Amanhã a programação tem início às 8h e prossegue até as 18h. No segundo dia as palestras ocorrem das 8h às 13h.

De acordo com o presidente do SBC, Edval Gomes, a jornada é voltada a médicos, nutricionistas, enfermeiros, educadores físicos, entre outros profissionais de saúde. Serão discutidos temas como prevenção cardiovascular, infarto agudo do miocárdio, doença de chagas, bem como de novos avanços cirúrgicos e transplantes cardíacos.

Alimentação saudável

O médico explica que os assuntos abordados são de extrema importância para a sociedade, uma vez que atualmente a cada 10 mortes por problemas variados, três se relacionam a doenças cardiovasculares, e que em pessoas que estão acima dos 40 anos, esta é a principal causa de morte no Brasil. Ainda segundo ele, a estimativa é que mais de 150 milhões devam ter alguma incapacidade funcional por causa de doenças ligadas ao coração até 2020. Os números assustadores revelam a necessidade de mudança no estilo de vida de boa parte da população.

“A gente precisa de uma nutrição saudável. A sociedade precisa discutir o modo como tem lidado com a alimentação e a dieta. Segundo, atualmente o cidadão está sedentário e o exercício físico ficou abandonado. E a terceira parte é identificar os fatores de riscos. Se o cidadão tem o colesterol elevado tem que corrigir, se ele fuma tem que parar o cigarro, que pode aumentar o risco de doenças graves no corpo”, salientou Edvan Gomes.

Outra orientação do cardiologista é quanto ao uso do sal. “Nós recomendamos uma moderação no uso do sal, porque ele aumenta a pressão arterial. Aumenta a quantidade de líquidos do corpo e a pressão sobe. Desse modo o coração precisa trabalhar mais”, afirmou.

Stress

Para Gomes, o ritmo de vida das pessoas tem elevado os níveis de stress, que também se configura um fator para doenças cardiovasculares. “A gente precisa também dentro dessa vida louca tentar organizar um espaço para atividade física, para a leitura, para conviver com a família, para não viver o tempo todo sob pressão. São múltiplas as situações de stress. E essas situações fazem com que o nosso organismo produzam certos hormônios, que em excesso aumentam o risco cardiovascular”, alerta.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade