Beleza

Cinco erros que você comete no trabalho e que interferem diretamente no envelhecimento da sua pele

Apesar de o ambiente externo ser grande responsável pelo aparecimento das rugas, as horas que passamos trancadas diariamente no escritório também aceleram o nosso processo de envelhecimento. Descubra já como retardar este problema com algumas mudanças de hábito

29/07/2014 às 10h16, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A poluição, o sol e o hábito de fumar são conhecidos vilões no processo de envelhecimento. Mas saiba que parte dos sinais da idade também resulta de alguns errinhos que cometemos durante as longas horas que passamos fechadas no ambiente de trabalho. Duvida? Então, conheça alguns dados surpreendentes e proteja-se!

1. “Não preciso me preocupar com o protetor solar, vou ficar o dia todo em uma sala fechada.”

Está aí um grande erro! Um estudo realizado pela Universidade de Medicina, da França, constatou que o lado do rosto de trabalhadores que ficavam voltadas para a janela apresentavam sinais extremamente precoces de envelhecimento, segundo informou a Marie Claire britânica. Isso porque nenhuma janela é capaz de bloquear a passagem dos danosos raios ultravioletas. O UVA, por exemplo, é capaz de penetrar nas camadas mais profundas da pele, oxidando a região e quebrando as moléculas de colágeno. Resultado: rugas, marcas de expressão e flacidez.

Solução: É maravilhoso se sentar perto da janela, mas se você tiver a opção de mudar, mude! Agora, quando não há esta possibilidade, tenha sempre na mesa um protetor solar com FPS igual ou maior que 30 e não se esqueça de reaplicá-lo ao longo do dia. Uma base com filtro também é ótima aliada, já que os pigmentos são capazes de refletir melhor os raios.

2. Não percebe a poluição interna

Uma pesquisa apresentada recentemente pela Bloomberg mostrou que o ar que circula dentro de um edifício comercial é 100 vezes mais poluído do que o de ambientes abertos. Isso é realmente preocupante se considerarmos que a poluição é cheia de partículas tóxicas, que provocam inflamação na pele, envelhecimento celular e diminuição do colágeno.

Solução: Inclua na sua rotina de beleza produtos que contenham ingredientes antioxidantes, assim como no seu cardápio: inclua grãos, vegetais de folhas verdes e frutas, que também são ricos destas substâncias.

3. Não vive sem ar condicionado

Apesar de aliviar o calor, o ar frio do aparelho não faz nenhum bem à pele. Quanto mais baixa a temperatura, menor será a umidade do ambiente – uma ótima notícia para o frizz, porém terrível para cútis. Quando o ar é carente de água, ele literalmente suga toda a umidade da pele, deixando-a extremamente seca e com a barreira de proteção prejudicada. Isto gera a tal inflamação que agrava o envelhecimento precoce. Outro lado negativo da pele seca é que ela deixa as linhas finas mais acentuadas, te envelhecendo a cada minuto.

Solução: Beba obrigatoriamente dois litros de água por dia e não deixe de incluir frutas (melancia, laranja, abacaxi, tomate) e vegetais (pepino, espinafre, brócolis) ricos em água na alimentação diária. Além disso, não é nenhum sacrifício ter sempre por perto um hidratante. Não quer estragar o make? Invista na água termal ou nos hidratantes em spray! Basta borrifar e esperar secar naturalmente.

4. Fica dias sem dar uma geral na mesa

Uma pesquisa realizada em 2002 pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, descobriu que um simples teclado está no top 5 dos lugares mais contaminados por germes dentro do escritório. E sabe aquele lugar da mesa onde você costuma descansar as mãos? Contém aproximadamente 10 milhões de bactérias, que são levadas diariamente ao seu rosto. Está aí a situação perfeita para a diminuição das defesas da pele, enfraquecimento da barreira protetora natural e aceleração da inflamação.

Solução: Lave as mãos frequentemente e limpe a mesa regularmente, incluindo teclado e telefone. Como precaução tenha sempre por perto também um álcool em gel.

5. Você lida tranquilamente com o ruído

Um estudo da Universidade Cornell, em Nova York, citado pela revista "New Yorker", descobriu que os trabalhadores expostos ao ruído de um escritório por três horas apresentaram níveis mais elevados de adrenalina, que é um hormônio liberado durante períodos de estresse – um dos grandes vilões da inflamação cutânea, catalisadora do envelhecimento prematuro.

Solução: Lance mão de um fone de ouvido e deixe tocar as suas músicas favoritas. Se ainda assim for perturbador, existem diversos aplicativos e sites que oferecem música ambiente relaxante. Isso é o suficiente para bloquear a cacofonia do escritório e ainda ajuda a melhorar a concentração. As informações são da Revista Marie Claire.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade