Feira de Santana

85 mil animais deverão ser vacinados contra a raiva

A vacinação será realizada nos Postos de Saúde da Família (PSF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) das respectivas localidades.

28/07/2014 às 16h44, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Desde 2001 não é registrado nenhum caso de raiva humana em Feira de Santana. Em animais, a última incidência foi em 2004. A doença está erradicada no município há mais de uma década. Visando manter o desarraigamento desta endemia, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) pretende vacinar cerca de 85 mil animais – entre cães e gatos – até o final deste ano.

Entre os dias 4 e 8 de agosto será realizada a Campanha de Vacinação Antirrábica em diversos postos fixos e volantes em bairros da cidade. A ação começará pelo bairro Novo Horizonte (dia 4), Alto do Papagaio e Feira VI (dia 5), Cidade Nova e Feira V (dia 6), Santa Mônica I (dia 7), e Santa Mônica II (dia 8).

A vacinação será realizada nos Postos de Saúde da Família (PSF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) das respectivas localidades. A coordenadora do CCZ, Mirza Cordeiro, informa que após o período de campanha a vacina continuará sendo fornecida diariamente no posto fixo do Centro de Zoonoses, situado na avenida Eduardo Fróes da Mota (Anel de Contorno), no bairro Pedra do Descanso.

“Todos os cães e gatos, com idade a partir de três meses, devem ser vacinados. Não existe nenhuma contra-indicação. Ou seja, mesmo o animal gestante ou idoso deve receber a dose, independente de já ter sido vacinado anteriormente”, alerta a coordenadora. O posto fixo do CCZ funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

Mirza observa que a vacinação sistemática de cães e gatos é responsável pela diminuição dos casos de raiva no mundo. “É uma zoonose que é 100% letal e não possui um tratamento específico. Por isso precisamos nos manter vigilantes para que permaneça sem nenhum caso no município”, pontua. As informações são da Secom. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade