Política

Computadores do Planalto editaram Wikipédia para elogiar Dilma e atacar Serra

Entre 2008 e 2014, a página foi modificada por onze computadores do governo.

28/07/2014 às 09h26, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Computadores do Palácio do Planalto, em Brasília, foram usados para editar páginas do Wikipédia – enciclopédia colaborativa da internet – para fazer elogios à presidente Dilma Rousseff e seu ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha, que atualmente é candidato do PT ao governo de São Paulo.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o site registra todos os endereços de IP que entram na página e fazem algum tipo de alteração. Após investigação, a reportagem do jornal cruzou os dados e descobriu que os endereços localizados estavam registrados em nome do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e da Presidência da República.

Entre 2008 e 2014, a página foi modificada por onze computadores do governo. Eles incluíram elogios, excluiram críticas feitas aos petistas e ainda atacaram o ex-governador José Serra, em 2010, quando ele era adversário de Dilma nas eleições à presidência.

Ainda segundo a Folha, as alterações foram desfeitas por outros usuários da rede, já que a página não deve ser tendenciosa, e sim informativa.

O Serpro se negou a informar onde ficam os computadores usados para fazer as alterações e nenhum dos petistas quis comentar o assunto. As informações são do Correio.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade