Feira de Santana

Católicos feirenses demonstram fé, alegria e devoção no encerramento da festa de Senhora Santana

Depois de percorrerem as ruas do centro comercial, os fiéis se concentraram em frente à catedral. Dom Itamar deu a benção final encerrando a procissão.

26/07/2014 às 20h23, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Ney Silva

Uma missa solene realizada na manhã deste sábado (26) e a procissão no período da tarde marcaram o encerramento da festa em louvor a Senhora Santana, padroeira de Feira de Santana. A missa foi presidida pelo arcebispo Dom Itamar Vian e contou com a participação de autoridades e políticos.

Estiveram presentes na celebração, o prefeito José Ronaldo, o vice Luciano Ribeiro, o comandante do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), coronel Adelmário Xavier, o senador João Durval Carneiro, o deputado federal Colbert Martins da Silva, o ex-deputado federal Sérgio Carneiro e o deputado estadual José Neto, líder do governo na Assembleia.

Na missa, Dom Itamar Vian lançou uma cartilha política com o objetivo de orientar os cidadãos, principalmente os eleitores, para que reflitam sobre a presença e atuação no processo eleitoral. "Nós queremos contribuir para que o eleitor escolha os melhores candidatos, para que tenhamos um país melhor", afirmou.

Procissão

Por volta das 16h, como estava previsto, os andores com os santos que foram trazidos de diversas paróquias da arquidiocese começaram a deixar a Catedral Metropolitana. O primeiro andor foi o de Santo Expedito. Em seguida, os 40 andores foram saindo e, como sempre ocorre, o de Senhora Santana foi o último a deixar a igreja.

A festa de Senhora Santana começa a ser preparada exatamente no dia da padroeira. Em 2013, foi escolhido um grupo mulheres da sociedade para organizar a festa de 2014. Uma das escolhidas foi a professora Maria da Purificação Falcão da Silva, ex-primeira dama do município.


Ela explicou que organizar a festa de Senhora Santana significa muito trabalho e que desde o ano passado vem sendo realizados vários eventos para arrecadar recursos para realização da festa."É muito gratificante ver a beleza dessa festa. Eu choro desde ontem (sexta-feira) porque estou muito emocionada. Sou grata ao monsenhor Nery por ter confiado às mulheres a realização da festa e desejando que Deus nos dê a força necessária para continuarmos juntos lutando por Feira de Santana", disse Purificação.


O vice-prefeito Luciano Ribeiro, que representou o prefeito José Ronaldo de Carvalho, destacou a suntuosidade da festa de Senhora Santana. "É sempre essa beleza. Vale destacar a alegria das pessoas, que mesmo com chuva vêm para a praça acompanhar os santos de sua devoção", afirmou. Ele lembra que os fiéis têm muito amor aos santos e por isso trazem os andores com carinho.

A dona de casa Elaine Brito, que é devota de Santo Antônio e de Senhora Santana, levou a filha Laura Brito de apenas cinco meses para a procissão. "Eu a trouxe para conservar as raízes e as tradições. Minha avô, minha bisavô sempre participaram da festa e agora trago minha filha. Esse é um momento muito emocionante", afirmou.

 

Depois de percorrerem as ruas do centro comercial, os fiéis se concentraram em frente à catedral. Dom Itamar deu a benção final encerrando a procissão.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade