Bahia

Vazão do Rio São Francisco reduz com seca e deixa navegação em alerta

Períodos de estiagem durante os últimos três anos compromete o volume. Atualmente, apenas duas barcas conseguem fazer a travessia até Petrolina.

26/07/2014 às 16h40, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Os longos períodos de seca nos últimos três anos afetaram a vazão do Rio São Francisco, mas agora o nível está ainda mais baixo. A quantidade de água liberada pela Barragem de Sobradinho caiu quase 20% e já prejudica a navegação.

As barcas ancoradas não são algo comum ao porto do Rodeadoro, em Juazeiro, no norte da Bahia. Atualmente, apenas duas conseguem fazer a travessia de Juazeiro, no norte baiano, até Petrolina, em Pernambuco.

As maiores embarcações, com capacidade para até 110 passageiros, deixaram de navegar por causa da baixa no nível do rio. De longe, é possível perceber os bancos de areia e as pedras no leito do São Francisco.

O membro do Comitê da Bacia Hidrográfica acredita que só a revitalização do Velho Chico pode ajudar a resolver o problema. "Tem que haver a revitalização do rio. Você vê as duas cidades, as maiores da região, como Petrolina (PE) e Juazeiro, continuando a jogar esgoto no rio", relata Israel Barreto.

Segundo informações do Comitê, a vazão razoável para viabilizar a navegação no rio é entre 1.300 e 1.400 metros cúbicos por segundo. Hoje, a praticada pela Barragem do Sobradinho está em torno de 1.100 metros cúbicos por segundo.

Recentemente, uma empresa que transporta caroço de algodão suspendeu temporariamente a navegação no rio. A situação deixa em alerta, ainda, as pessoas que trabalham com transporte de passageiros. "Se começar a baixar demais essa vazão, a situação fica feia", diz o empresário Luiz Pereira.

O capitão Cláudio da Conceição, comandante da Agência Fluvial da Marinha, relata sobre como manter uma navegação segura tendo em vista a formação de bancos de areia. "Naveguem com segurança e tenham cuidado com os bancos de areia, que se formam de maneira inesperada. O banco de areia é algo que você não tem como mensurar quando e onde ele vai se formar".

Segundo a Companhia Hidroéletrica do São Francisco (Chesf), a vazão foi reduzida porque o lago de sobradinho está com 44% da capacitade total. Não há previsão de aumento da vazão e não há risco de racionamento de energia elétrica. Com menos água sendo liberada através da barragem, a nevegação fica prejudicada em uma parte do rio. O problema só pode ser resolvido quando voltar a chover e o nível da barragem aumentar. As informações são do G1.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade