Educação

Conteúdos digitais auxiliam estudantes da rede estadual na preparação

O conteúdo disponível pode ser acessado facilmente por qualquer usuário.

26/07/2014 às 06h02, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Para auxiliar os estudantes da rede estadual na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dias 8 e 9 de novembro, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia disponibiliza, no Ambiente Educacional Web, no Portal da Educação (http://ambiente. educacao.ba.gov.br), uma série de conteúdos digitais educacionais. São 3.086 mídias, entre vídeos, imagens, áudios, textos, planilhas e sequências didáticas para utilização gratuita de alunos e professores.

Todo o material didático é elaborado de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais e possui licença livre. “Nós elaboramos o conteúdo com base na matriz curricular, e, a cada tema proposto, realizamos pesquisas em outros repositórios ou construímos o material por conta própria, de modo que atenda às necessidades da temática trabalhada”, explica o professor de química Ródnei Souza, um dos responsáveis pela elaboração dos conteúdos disponibilizados no Portal. “Além dos conteúdos, os estudantes que estão se preparando para o Enem encontram, ainda, provas anteriores do exame”, acrescenta o docente.

Novas tecnologias

Trata-se de um ambiente pedagógico multidisciplinar criado para que estudantes e professores possam acessar, compartilhar e construir conhecimentos por meio das novas tecnologias da informação e da comunicação. O espaço reúne, ainda, ambientes de apoio com jogos; plataformas e softwares educacionais; o blog do Professor Web, com dicas e conteúdos; além dos programas educacionais desenvolvidos pela TV Anísio Teixeira; e acesso à rede social Espaço Aberto, um ambiente de comunicação, interação e colaboração entre professores da rede estadual de ensino da Bahia. A rede Espaço Aberto já conta com mais de mil professores cadastrados.

O conteúdo disponível pode ser acessado facilmente por qualquer usuário. Já no momento da busca, o internauta escolhe as especificidades do conteúdo que pretende encontrar. No caso dos estudantes que estão se preparando para o Enem, por exemplo, basta inserir a palavra “Enem” no campo de busca para acessar diversos materiais. “Essa busca pode ser ainda mais específica, pois o usuário decide se deseja buscar um vídeo, animação ou documento”, revela Ródnei.

Regionalização

De acordo com o professor de matemática Samuel Oliveira, um dos diferenciais do material produzido e catalogado pela equipe da Rede Anísio Teixeira é a regionalização do conteúdo. “Todos os objetos são filtrados para atender as especificidades dos professores da nossa região. Além disso, eles são acompanhados de um guia pedagógico que auxilia na utilização do conteúdo. Essas características diferenciam o nosso repositório dos outros e fazem o nosso ambiente ser reconhecido nacionalmente”, conta o professor, explicando que a maior parte dos conteúdos podem ser baixados para utilização também off-line.  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade