Feira de Santana

Secretário explica processo de seleção do Minha Casa, Minha Vida

A lista com os nomes dos pré-selecionados deve ser divulgada até a próxima quarta-feira (30).

25/07/2014 às 16h46, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

Com a presença da imprensa, a Secretaria Municipal de Habitação realizou nesta sexta-feira (25) a seleção eletrônica dos pré-selecionados do Residencial Solar da Princesa, localizado no bairro Gabriela, em Feira de Santana. Segundo o secretário Sandro Ricardo, o objetivo foi explicar como é feita a seleção dos contemplados. A lista com os nomes dos pré-selecionados deve ser divulgada até a próxima quarta-feira (30).

“A nossa ideia seria fazer um evento para todos os inscritos no programa Minha Casa, Minha Vida para explicar essa sistemática e mostrar como é feito o processo. Como é impossível um evento com todos, já que o quantitativo é muito grande, resolvemos fazer com a imprensa que é os olhos da população. Estamos aqui explicando todos os passos de como é feito o processo de seleção”, afirmou.

Segundo o secretário, a seleção é feita a partir de três critérios nacionais: famílias com residências em áreas de risco, insalubre ou que tenham sido desabrigadas; famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar; famílias em que pessoas com deficiência façam parte.

Ainda conforme explicou Sandro Ricardo, além dos critérios nacionais, o município estabelece outros: ser morador do município de Feira de Santana há no mínimo 5 anos; não ter sido beneficiado anteriormente em nenhum programa habitacional; ter o maior número de filhos menores de idade, além da questão do critério da territorialidade, que é morar ou trabalhar próximo à unidade habitacional, e a questão da vulnerabilidade social, que são famílias que estejam em situação de rua ou façam acompanhamento sócio-assistencial no município.

“Temos um sistema que faz o filtro das famílias de acordo com esses critérios. Porém não podemos pegar todas as famílias que atendam aos mesmos critérios. Por exemplo, não podemos incluir em um único empreendimento todas as pessoas com deficiência, pois temos um quantitativo de unidades adaptadas. A partir daí, colocamos os demais critérios e continuamos o mesmo processo. Desse modo vamos ampliando, até chegar à quantidade necessária para esse empreendimento”, explicou.

O secretário informou ainda que os pré-selecionados deverão se dirigir até a secretária de Habitação com os documentos necessários que comprovem que eles se encaixam nos critérios estabelecidos pelo Programa Minha Casa, Minha Vida.

Além da imprensa e representantes da secretaria de Habitação, representantes da Caixa Econômica Federal, o responsável pelo desenvolvimento do sistema de seleção e uma moradora, a assistente social Elisangela, que foi convidada para assistir ao sorteio, participaram do evento, que foi realizado na Secretaria de Habitação.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade