Saúde

Em cirurgia de 2 horas, médicos do HGCA retiram tumor de cinco centímetros por vídeolaparoscopia

Segundo Pitangueira, esse não foi o primeiro procedimento feito por vídeolaparoscopia.

24/07/2014 às 17h28, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

Mais uma cirurgia por vídeolaparoscopia foi realizada no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) em Feira de Santana. O paciente estava com câncer de estômago com sangramento ativo. Foi retirado um tumor de cinco por cinco centímetros. Os médicos cirurgiões gerais, Gabriel Carneiro, Danilo Rabelo e José Luiz Araújo trabalharam durante duas horas no procedimento cirúrgico.

Segundo Pitangueira, esse não foi o primeiro procedimento feito por vídeolaparoscopia. Ele explica que caso o procedimento cirúrgico fosse feito do modo convencional, a recuperação do paciente demoraria cerca de 30 dias. “Com o aparelho, a alta está prevista para acontecer em 48h, após a cirurgia. Antes, o paciente teria que entrar na regulação e aguardar vaga em Salvador”, informou.

Benefícios

Alguns dos benefícios da cirurgia por vídeolaparoscopia para o paciente são: menor dor pós-operatória; menor trauma cirúrgico, evitando grandes incisões e propiciando menor tempo para retorno a suas atividades; menor tempo de internamento hospitalar; melhor recuperação pós-operatória, com alimentação precoce; melhor resultado estético devido à menor incisão cirúrgica.

Para o hospital, alguns dos benefícios são o menor custo pós-operatório com analgésicos; menor necessidade de uso de sangue e hemoderivados; redução significativa no tempo de internamento hospitalar; possibilidade de maior rodízio de pacientes na enfermaria, aumentando o número de pacientes beneficiados e diminuindo as filas de espera para tratamento cirúrgico eletivo.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade