Tecnologia

Em 20 anos, carros não terão mais volante nem pedal, diz pesquisa

Pesquisa foi realizada pelo Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE)

24/07/2014 às 09h13, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) apontou que até 2035, os carros não precisarão mais ter volante, pedais de acelerador e freio, buzinas e espelhos retrovisores. O estudo foi realizado com mais de 200 participantes de um simpósio realizado pela IEEE, incluindo membros da Sociedade de Sistemas de Transporte Inteligente do Instituto, além de pessoas com mais de 20 anos de experiência no ramo.

Os entrevistados apontaram seis problemas a serem superados para tornar possível a adoção em massa do carro inteligente. Os três principais são responsabilidade legal, fatores políticos e a aceitação do consumidor. Os desafios de infraestrutura, custo e tecnologia foram considerados os menores. De acordo com Yaobin Chen, membro sênior do IEEE, com um automóvel autômato, alguns acessórios comuns hoje em dia deixam de ser essenciais.

Alguns especialistas acreditam que, até o ano 2023, equipamentos como espelhos retrovisores, buzinas e freios de emergência não serão mais usados. Outros recursos, como direção e pedais, devem ser removidos até 2035. Nesse período, 75% dos entrevistados acreditam que todos os estados dos Estados Unidos deverão aprovar uma legislação que permita o uso desses veículos. As informações são do iBahia.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade