Educação

Tema de redação do vestibular da Uefs surpreende candidatos

Os gabaritos das provas deste domingo serão divulgado na parte da tarde

20/07/2014 às 13h54, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Ciberativismo foi o tema da Redação do vestibular 2014.2 (ProSel) da Universidade Estadual de Feira de Santana, neste primeiro dia de provas, domingo (20), o que surpreendeu muitos dos 10 mil estudantes que disputam as 870 vagas dos 25 cursos. Cainã Leão, 16 anos, que é da cidade de Milagres e concorre a uma vaga no curso de Engenharia Civil, aprovou a abordagem. “Foi um assunto inesperado, mas considero fácil e atual”, afirmou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Géssica de Oliveira Bastos, 17 anos, da cidade de Itaberaba, também aprovou o tema. “Trata de aspecto da atualidade que envolve as manifestações populares convocadas pela internet. Fiz uma boa prova”, declarou a candidata ao curso de Engenharia Civil. Já João Pedro Alves Araújo, 19 anos, natural de Irará, não aprovou o assunto abordado na redação, argumentando que “foi difícil e inesperado”.

No primeiro dia do processo seletivo foram aplicadas as provas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira e Redação. Amanha (21) é a vez das provas de História, Geografia e Matemática. Na terça-feira, último dia do vestibular, serão as provas de Física, Química e Biologia.

Os gabaritos das provas deste domingo serão divulgado na parte da tarde, no site Acorda Cidade e da Uefs.

Sala de Espera

Mais uma vez a Uefs ofereceu o Programa Sala de Espera, destinado aos acompanhantes de candidatos que ficam na instituição aguardando o término da prova. São oferecidas atividades como palestras, oficinas de artes e dança, sorteio de brindes e café da manhã. Os pais e demais parentes são acolhidos no pórtico da universidade e passam a manhã na Biblioteca Central Julieta Carteado.

O reitor da Uefs, José Carlos Barreto, o vice-reitor, Genival Corrêa, e o pró-reitor de Graduação, Rubens Pereira, deram boas vindas aos acompanhantes e responderam a questionamentos sobre a instituição. Um dos temas abordados foi a política de permanência da Uefs. “Uma universidade pública não basta ter uma política de acesso, mas também de permanência. Queremos que o aluno tenha condições para terminar o curso”, afirmou o professor José Carlos Barreto.

 A importância da família no Processo Seletivo (ProSel) foi o tema da palestra da professora Judinara Braz neste primeiro dia de vestibular. A palestrante ressaltou a necessidade de conversa entre pais e filhos nas horas que antecedem a prova do vestibular.

José Bernardino dos Reis e Ana Lúcia dos Reis são de Retiro, distrito de Coração de Maria e vieram acompanhar o filho que concorre a uma vaga no curso de Odontologia e ficaram surpresos com a Sala de Espera. “A gente achava que ia ter que ficar na porta da universidade esperando o fim da prova, mas ficamos felizes com o ambiente e as atividades realizadas na manhã de hoje”, disse Ana Lúcia.


Os pais de candidatos que moram em Feira de Santana também aprovam a Sala de Espera. “Moramos no bairro Fraternidade, que é distante daqui, e por isso quando soubemos do programa de espera resolvemos ficar para esperar nossa filha. A iniciativa é excelente e acolhedora”, afirmou Rogilza Fernandes que junto com o marido, José Fernandes Filho, aguardava a filha que está prestando vestibular para Engenharia Civil.
Neste primeiro dia de provas a abstenção foi de 18,58%, o que equivale a 1.830 dos 9.848 inscritos.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade