Saúde

Feira de Santana promove o fórum municipal sobre combate a dengue

Dando início às atividades programadas, na segunda-feira (21), às 14h, na Secretaria Municipal de Saúde, acontece a reunião do Comitê Municipal de Mobilização Contra Dengue.

20/07/2014 às 13h21, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Dando continuidade às ações do Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue no Estado da Bahia, entre os dias 21 e 25/07, representantes da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), realizam visita técnica a Feira de Santana com o objetivo de promover um debate sobre a dengue, integrando diversos atores sociais como gestores municipais, articuladores, organizações públicas, privadas, entidades religiosas e movimentos sociais.

Dando início às atividades programadas, na segunda-feira (21), às 14h, na Secretaria Municipal de Saúde, acontece a reunião do Comitê Municipal de Mobilização Contra Dengue. Voltada para o fortalecimento das redes de protagonistas locais, o Comitê visa sensibilizar a população para a intensificação de medidas de prevenção e controle da dengue de forma sustentável.

Na terça-feira (22), às 08h30, está programada uma reunião com Prefeito, Secretários e Gestores de Saúde, momento destinado à busca de apoio institucional, adesão e parceria dos gestores nas ações do Projeto e no fortalecimento do Comitê Municipal. Em seguida, às 14h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, acontece o Fórum Municipal: Dengue em Pauta, evento aberto ao público, que abordará a temática Dengue, tanto do ponto de vista epidemiológico, como avanços tecnológicos para o controle da epidemia, quanto aos aspectos sociais relacionados à implementação de medidas preventivas e educativas, visando reduzir a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

No dia (23), quarta-feira, a partir das 14h, na Secretaria Municipal de Saúde, será realizada junto aos coordenadores municipais e articuladores do Projeto uma Oficina Temática para a elaboração de um novo Plano de Ação contra a dengue no município.

Por fim, dia (24), quinta-feira, a equipe de coordenadores municipais e equipe técnica da FLEM, se reúnem para avaliar as ações desenvolvidas durante a semana, além de planejar atividades para a próxima visita técnica ao município.

O Projeto é promovido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Guanambi, com o apoio técnico e operacional da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM).

Atualmente o Projeto abrange 23 municípios baianos, considerados prioritários, por apresentarem alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti e casos de óbito, a saber: Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Camaçari, Conceição de Coité, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Jacobina, Jequié, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Valença, e Vitória da Conquista.  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade