Feira de Santana

Festival leva cultura do samba para o bairro Cidade Nova

O objetivo do festival é resgatar e valorizar o samba de roda que está sendo uma cultura esquecida.

19/07/2014 às 19h41, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Ney Silva

Por iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer com a participação da Fundação Egberto Costa vem sendo realizado desde o último dia 3 de julho, o Festival Samba de Roda, Samba de Todos. Inicialmente foram realizadas palestras, mostras de samba, exibição de filmes, discussões entre órgãos governamentais e a sociedade. Numa outra etapa do projeto, o evento foi levado para escolas municipais da cidade e da zona rural.

Desde ontem (18) estão acontecendo apresentações na Praça do bairro Cidade Nova, de grupos de samba de várias cidades da microrregião de Feira de Santana. O evento vai se encerrar na noite deste sábado (19). 

A sambista Raimunda Mascarenhas Lima, que coordenou o grupo de samba Raízes Culturais da cidade de Antônio Cardoso, estava contente com a iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana. " Esse trabalho de realizar um festival é um incentivo para a cultura popular que não deve morrer. Devemos valorizar e incentivar essa cultura popular", afirmou.

Ela disse que em Antônio Cardoso existem quatro grupos de samba sendo três na comunidade de Tocos e outro no distrito de Poço. Ela informou ainda que além de coordenar o grupo é uma das cantoras.

A professora Luana Oliveira Rodrigues, que é diretora da escola municipal Ana Maria Alves do Feira X, levou um grupo de estudantes para assistir as apreserntações. Ela destacou a importância do festival para os jovens. " Esse trabalho é um resgate maravilhoso da nossa cultura, das nossas raízes e desta vez houve muita interação entre a comunidade e os professores de escolas do município", enfatizou.
 

A diretora de atividades culturais da Fundação Egberto Costa, Aloma Galeano, explicou que as atividades do festival foram amplas e começaram desde o início deste mês. " Os seminários foram voltados para os sambadores e depois desenvolvemos atividades em cinco escolas e os grupos de samba se apresentaram", informou.

Ela explicou que o objetivo do festival é resgatar e valorizar o samba de roda que está sendo uma cultura esquecida. " Queremos sensibilizar e mostrar aos mais jovens a importância do samba, que é uma riqueza, patrimônio imaterial e nacional do Brasil e já é reconhecido pelo Iphan e pela Unesco", disse Aloma.


Confira a programação deste sábado iniciada ás 10h e vai até ás 23h com apresentação da Queixabeira do distrito de Matinha.
 

Apresentações musicais
Renascer da Mangabeira | Feira de Santana
Samba de Tocos | Antonio Cardoso
Raízes do Campo | Feira de Santana
Coisas de Berimbau | Conceição do Jacuípe
União Teodorense | Teodoro Sampaio
União do Samba | Feira de Santana
Samba de Irará | Irará
Jaqueirinha do Sertão | Coração de Maria
Filhos de Conceição | Conceição da Feira
Marizelia e Os Coisinhos | Feira de Santana
Quixabeira da Matinha | Feira de Santana
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade