Brasil

Corpo do escritor baiano João Ubaldo Ribeiro é enterrado no Rio

Escritor foi enterrado no Mausoléu dos Imortais da ABL, em Botafogo.

19/07/2014 às 11h50, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O escritor João Ubaldo Ribeiro, que morreu na madrugada de sexta (18), foi enterrado às 10h deste sábado (19), no Mausoléu dos Imortais da Academia Brasileira de Letra, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul do Rio. Antes do enterro, a tampa do caixão foi reaberta para a despedida final da viúva Berenice Ribeiro. Embaixo do fardão da academia, uma camiseta com a estampa de Itaparica, na Bahia, onde nasceu.

Às 8h, na ABL, no Centro da cidade, uma cerimônia religiosa foi celebrada pelo capelão do Outeiro da Glória, Sérgio Costa Couto. Em discurso de despedida, o acadêmico Domício Proença Filho disse que João Ubaldo "partiu de surpresa" e que "a casa está triste já que perdeu recentemente Ivan Junqueira".

O acadêmico foi vítima de uma embolia pulmonar e morreu em casa, no Leblon. O corpo seria enterrado nesta sexta-feira (18), às 16h, segundo funcionários do Cemitério São João Batista, mas o velório sofreu atrasos por conta da chegada dos filhos que vieram de outros estados e país. A filha Manuela, que mora da Alemanha, chegou às 8h deste sábado portando malas e muito emocionada.

O velório no Salão dos Poetas Românticos, na ABL, começou na manhã de sexta e ficou aberto ao público até as 19h. Duas filhas do autor chegaram ao local no início da tarde. A academia decretou luto por três dias.

Várias coroas de flores chegaram à ABL durante toda a manhã, entre elas, uma homenagem de um dos bares frequentados pelo imortal. O corpo só chegou ao local, entretanto, por volta das 11h30.
O escritor era o 7º ocupante da cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras. Ele foi eleito em 7 de outubro de 1993, na sucessão de Carlos Castello Branco. O secretário geral da ABL, Domício Proença Filho, disse que Ubaldo era um escritor voltado para o povo brasileiro.

Fonte: G1.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade