Educação

Jogos e vídeoaulas preparam estudantes da rede pública para provas do Enem

Este ano O Exame Nacional do Ensino Médio será realizado nos dias 8 e 9 de novembro.

14/05/2014 às 08h02, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Conectados à internet. É assim que estudantes da rede pública estadual estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No site www.educacao.ba.gov.br/revisaoenem, é possível acessar jogos, animações e videoaulas, que apresentam diferentes assuntos abordados pelos professores em sala de aula. A página também disponibiliza simulado, aulas de revisão e dicas do professor web.
 

Segundo o coordenador da Rede Anísio Teixeira, Yuri Wanderley, a página com a finalidade de preparar os alunos para o Enem é atualizada anualmente pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT) e disponibilizada na rede cinco meses antes da prova. O conteúdo é voltado para o cotidiano dos alunos e tem características culturais da Bahia.
 
“Tudo que produzimos é por meio de muita pesquisa a fim de facilitar o aprendizado do aluno. O conteúdo é catalogado por disciplina, assunto, série e temas transversais para ajudar estudantes e professores a encontrarem com maior rapidez os assuntos que lhes interessam”, afirmou. De acordo com ele, os conteúdos produzidos não são exclusivos aos alunos da rede estadual – qualquer pessoa interessada pode acessar a página.
 
Para o estudante do 3º ano do ensino técnico, Carlos Ícaro Barbosa, 18 anos,  aprender ficou muito mais interessante depois que passou a ter aulas em ambiente virtual. “É bem mais fácil. Assuntos que eu achava complicados e chatos ficaram mais atraentes. Eu tinha muita dificuldade em aprender história. Assuntos como Revolução Francesa não chamavam aminha atenção. Quando comecei a estudar na internet, por meio de pesquisas online, jogos e outros [meios], aprendi rapidinho. Acho que não terei dificuldades com a prova do Enem devido a todo esse estudo”.
 
Simulação de voo
 
O estudante frequenta o Centro Juvenil Central, instalado no Colégio Central da Bahia, na Avenida Joana Angélica, no bairro de Nazaré, em Salvador. Junto com ele, outros adolescentes deixam de lado a monotonia das aulas tradicionais e optam por aprendizagem mais dinâmica e tecnológica. No centro, além das atividades em ambiente virtual (criação de blogs e games), os estudantes têm aula de ciências e tecnologia na prática. São utilizados equipamentos científicos dentro e fora da sala.
 
É na aula de simulação de voo, que disciplinas consideradas complexas atraem a atenção dos estudantes. “Tenho muita dificuldade com física e matemática. Sempre achei difíceis, mas nesta aula tenho o prazer de aprender. É gostoso e prende a nossa atenção”, afirmou o estudante Michel Pereira, 17 anos.
 
Acesso ao ensino superior
 
Este ano, O Exame Nacional do Ensino Médio será realizado nos dias 8 e 9 de novembro. As inscrições começaram na segunda-feira (12) e continuam até o dia 23 próximo. A nota do Enem é utilizada como critério para acesso ao ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em 115 instituições públicas de educação superior, e do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade