Saúde

Médica oftalmologista tira dúvidas sobre doenças da visão

A médica ainda falou sobre a Jornada de Atualização em Oftalmologia que será realizada em Feira de Santana nos dias 16 e 17 de maio no Hotel Ibis.

13/05/2014 às 17h49, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso 
 
A médica oftalmologista, Leonora Cristina Leal Marques, esteve na manhã desta terça-feira (13) no programa Acorda Cidade onde tirou dúvidas dos ouvintes sobre doenças da visão e falou sobre a Jornada de Atualização em Oftalmologia que será realizada em Feira de Santana nos dias 16 e 17 de maio no Hotel Ibis. Ela destacou que essa já é a 10ª edição do evento, que abordará técnicas modernas no tratamento de doenças oculares e é promovido desde 2002 pelo Hospital de Olhos de Feira de Santana (Clihon). Confira a entrevista: 
 
Acorda Cidade – Quais são as doenças da visão mais frequentes em Feira de Santana?
 
Leonora Cristina – De modo geral, não apenas em Feira de Santana, temos o glaucoma, catarata e retinopatia diabética. Infelizmente temos um número grande de pacientes acometidos, porque ainda não se tem a prevenção. Temos muitos pacientes em estágios avançados dessas doenças. Graças a Deus a catarata é uma doença reversível depois de operada, mas o glaucoma e a retinopatia diabética se não tratada a tempo, evolui para um estágio de comprometimento visual que depois, mesmo com o tratamento, a visão pode não ser recuperada. 
 
AC – O que é catarata?

Leonora Cristina – Todos nós temos uma lente intra ocular chamada cristalino, que nasce cristalina e com o passar dos anos vai se opacificando. Isso causa o decréscimo da visão do paciente. Só que a lente natural pode ser retirada, e implantada uma lente artificial. 
 
AC – Todas as pessoas terão catarata?
 
Leonora Cristina – Sim, catarata é como ruga e cabelo branco. Mas existem diversos graus e nem todos precisarão operar. A pessoa pode ter catarata e não sentir incômodos, mas é preciso que exista um monitoramento para saber se a doença está trazendo algum outro problema. 
 
AC – É possível realizar uma cirurgia de miopia e outra de catarata no mesmo dia e no mesmo olho?
 
Leonora Cristina – Existem pacientes que têm uma alta miopia e que tem catarata também , então esse paciente pode, no momento da operação da catarata, implantar grau nessa lente, que praticamente suprima aquela miopia. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade