Saúde

Clihon promove a 10ª Jornada de Atualização em Oftalmologia

Feira de Santana já faz parte do cronograma oficial de eventos em oftalmologia da Bahia.

08/05/2014 às 09h19, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Em sua 10ª edição, a Jornada de Atualização em Oftalmologia abordará técnicas modernas no tratamento de doenças oculares. O evento, que é promovido desde 2002 pelo Hospital de Olhos de Feira de Santana (Clihon), será realizado nos dias 16 e 17 de maio no Hotel Ibis, e já contou com a participação de cerca de 100 médicos palestrantes, inclusive os mais famosos do país.

Com o respaldo de ser a única instituição de pós-graduação com serviço de residência médica credenciada na cidade pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o Hospital de Olhos de Feira de Santana – Clihon, equiparando-se aos grandes centros oftalmológicos do Brasil, aprovou 100% da primeira turma de residentes especialistas, que também foram titulados pela Associação Médica Brasileira (AMB) e CBO. A solenidade de entrega deste certificado acontecerá durante a 10ª Jornada de Atualização em Oftalmologia.

A importância do evento foi destacada pelo coordenador do serviço de residência médica em oftalmologia do Hospital de Olhos de Feira de Santana -Clihon, Dr. Hermelino de Oliveira Neto (CRM 12925), que também é professor da UEFS. “É de grande relevância esse evento de alto nível científico na atualização do conhecimento para médicos da cidade e de regiões circunvizinhas. É necessário para a reciclagem profissional, onde serão evidenciadas novas técnicas de segurança cirúrgica, ética, novas abordagens nos diagnósticos, novos aparelhos para cirurgias a laser; como o FEMTO II (que será utilizado em breve pelo Clihon, além das cirurgias refrativas já realizadas), e medicamentos para o tratamento eficaz no âmbito oftalmológico. Inclusive abordando a eficácia de um medicamento lançado recentemente no Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo”, pontuou.

Temas e palestrantes convidados

A 10ª Jornada de Atualização em Oftalmologia contará com a participação de Dr. Walter Takahashi (USP); presidente da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, que explanará sobre as doenças da retina e seus respectivos tratamentos clínicos e cirúrgicos. As atualizações cirúrgicas e medicamentos para o tratamento do glaucoma serão discutidos pela Drª Heloisa Maestrini (UFMG). As atualizações sobre cirurgias de córnea, catarata e refratárias serão pautadas pelo Dr. Sérgio Kandelman (RJ), dentre outros especialistas do país e da região, que abordarão temas como Correlação anatomo-clínica, Retina clínica e cirúrgica, Atualização em doenças externas oculares – herpes, blefarite, ceratites, distrofias, etc., Cirurgia do pterígio, Córnea cirúrgica: transplante e refrativa, Catarata, Novos aparelhos em oftalmologia, Refração, Lentes de contato, Glaucoma: técnicas cirúrgicas e discussão de casos.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade