Feira de Santana

Jaguara terá Programa Piloto do Pró-Senar Leite

O objetivo do programa é capacitar o produtor rural no sistema intensivo de produção de leite

23/04/2014 às 15h28, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, através do Programa Pró-Senar Leite irá capacitar e melhorar a qualidade de vida do trabalhador e produtor rural nos distritos de Feira de Santana. Após reunião realizada na Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos – Seagri, na manhã de terça-feira, 22, foi definido que Jaguara será o distrito piloto do Pró-Senar Leite.

 
Participaram da reunião Ozeny Morais, secretário da Seagri, os coordenadores do Programa Pró-Senar Leite, Humberto Miranda Oliveira, superintendente adjunto do Senar, Francisco Benjamin, gerente de Programas do Senar, e o gerente do Banco do Brasil, Carlos Primo. A próxima reunião acontece no dia 8 de maio na localidade de Sete Portas, distrito de Jaguara, às 9h, com os produtores rurais do local.
 
O objetivo do programa é capacitar o produtor rural no sistema intensivo de produção de leite com a finalidade de alcançar, em curto prazo a melhoria na produtividade e, conseqüentemente, melhores ganhos. Além de levar novas informações para o campo, potencializando a qualificação no meio rural.
 
Durante dois anos os produtores rurais inseridos no programa irão ter acompanhamento no que diz respeito a gestão da propriedade, a formação profissional, assistência técnica, extensão rural e também a questão social na organização da sua renda. As aulas serão ministradas no local nos 15 primeiros dias de cada mês.
 
Segundo Humberto Miranda Oliveira, superintendente adjunto do Senar, a reunião com a Secretaria de Agricultura foi uma determinação do presidente da Federação da Agricultura, João Martins. “Vamos criar dentro dessas propriedades rurais condições do produtor produzir, viver com dignidade, gerar renda e riqueza. Mostrando que a atividade rural é rentável e que pode realmente dar condições as famílias de viverem dentro dessa atividade rural nos municípios do semi-árido, que Feira de Santana faz parte”, explica.
 
O gerente de Programa do Senar, Francisco Benjamin, conta que o próximo passo é se reunir com os produtores rurais selecionados. “Eles serão orientados didaticamente sobre os passos do programa. A partir daí, marcaremos a primeira aula já com os técnicos de campo, para terem um entendimento com o produtor, fazendo uma identificação para ver os potenciais e os problemas de cada propriedade. Para que seja feito um planejamento”.
 
PARCEIROS
 
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE juntamente com os bancos do Brasil e do Nordeste são parceiros no programa Pró-Senar Leite. De acordo com Humberto Miranda Oliveira, o Senar vem buscando parceria para montar grupos de produtores que serão assistidos no período de dois anos.
 
Ele informou ainda que os produtores rurais serão visitados todos os meses. “Faremos reuniões com esses produtores, dando treinamento de capacitação e ao mesmo tempo visitando essas propriedades com médicos veterinários, engenheiro agrônomo e com técnico agrícola para que o produtor, além de ter a formação teórica, possa ter na prática dentro da sua propriedade as modificações que precisam ser feitas para que a propriedade possa se tornar viável”.
 
Para o gerente do Banco do Brasil, Carlos Primo, o Pró-Senar Leite proporciona o desenvolvimento do produtor rural. “O crédito ou o dinheiro se não for dado com assistência e orientação, ao invés de fazer bem, faz mal. O Banco do Brasil está otimista em participar desse programa justamente por conta disso. Porque não ver apenas o crédito, ou a profissionalização de forma individualizada. Existe todo um conjunto pensando na formação do produtor. Por isso que a gente precisa desse trabalho de orientação, de capacitação, de assistência e autonomia do produtor. Para que ele mesmo possa buscar dentro da sua realidade as soluções com o apoio das instituições parceiras”, avalia.
 
O secretário de Agricultura, Ozeny Moraes, destacou a importância da parceria. “Será fundamental para incrementar a economia rural no nosso município com destaque para a agricultura, pecuária, e as atividades extrativistas, pois a agropecuária desempenha um papel fundamental no cenário da economia municipal, que vem com grandes perdas nos últimos anos devido à longa estiagem e precisamos motivar seus agentes a trabalhar mais com ações de convivência com a seca”, pontua. As informações são da Secom.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Bairro Tomba

Feira de Santana

Moradores reclamam de condições do calçamento em via que dá acesso a Praça do Tomba

A reportagem do Acorda Cidade esteve no local e conversou com algumas pessoas, que falaram sobre a dificuldade de encontrar...

25/04/2024 às 15h17

Praça de Jaguara

Feira de Santana

Prefeito assina ordem de serviço para construção de memorial em Jaguara

A Prefeitura de Feira de Santana também vai executar a urbanização em torno do memorial paroquial para garantir a...

25/04/2024 às 10h37

Rua L, Caminho L 20 Feira X

Feira de Santana

Família que reside ao lado de canal no Feira X teme desabamento de casa; cratera foi aberta dentro do terreno

Maria de Lourdes, moradora da casa, contou que desde 2019, a família enfrenta problemas com o canal.

25/04/2024 às 09h41

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Feira de Santana

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Ele foi morto por golpes de picareta, faca e martelo desferidos por um vizinho que, supostamente, estava sob o efeito...

25/04/2024 às 07h42

Rua Bela Vista

Divisa Feira/ São Gonçalo

Moradores enfrentam problemas em rua há mais de 20 anos devido problemas em definição de cidades

Um dos obstáculos para a resolução destes problemas é que o local faz parte da divisa entre os municípios de...

25/04/2024 às 06h26

Miss Universo Feira de Santana - 2024

Miss Universo

Conheça a história de resiliência da Miss Feira de Santana 2024: “Eu sou uma vencedora que acredita no amanhã”

Com o objetivo de representar a força e o carisma das mulheres feirenses, Eduarda conseguiu realizar esse sonho com a...

25/04/2024 às 06h26

image

Rádio acorda cidade