Bahia

Estudo revela condições e contradições do trabalho doméstico na Bahia

O estudo busca compor um diagnóstico recente do emprego doméstico no estado

23/04/2014 às 08h29, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

‘As condições e contradições do emprego doméstico na Bahia’ é o tema do estudo produzido pelo Observatório do Trabalho da Bahia, com lançamento nesta quarta-feira (23), às 14h, durante a 5ª edição da Semana de Valorização do Trabalho Doméstico, que acontece até sexta (25) no piso L2 do Shopping Piedade, em Salvador.

 
Aberta ao público, a cerimônia terá a participação do secretário estadual do Trabalho e Esporte, Nilton Vasconcelos, técnicos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e lideranças das trabalhadoras domésticas.
 
O estudo busca compor um diagnóstico recente do emprego doméstico no estado, oferecendo subsídio às ações da Agenda Bahia do Trabalho Decente, especificamente quanto ao eixo prioritário do ‘Trabalho Doméstico’. A publicação apresenta, em detalhes, análise de indicadores do mercado de trabalho, com ênfase nas questões sobre o fenômeno da informalidade. 
 
Produzido pela Setre e Dieese por meio do Observatório do Trabalho, o estudo foi construído a partir de apresentações de indicadores de fontes estatísticas diversas, como o Censo Demográfico e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), produzidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
Também serviu de apoio a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), resultado da parceria entre o Dieese, Fundação Seade e instituições dos governos locais, aplicada no Distrito Federal e nas regiões metropolitanas de São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Fortaleza.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade