Bahia

Sorteio Final da Copa 2014 gerou mídia espontânea superior a R$ 75,5 milhões

Foram mais de 500 milhões de espectadores em 200 países que, pela televisão, internet e demais meios de comunicação, conheceram as belezas, culturas e riquezas do estado.

16/04/2014 às 06h03, Por Maylla Nunes

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Sediar a cerimônia do Sorteio Final da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 foi uma ação estratégica que trouxe bons resultados para a Bahia. Apenas na semana  do evento, os benefícios superam R$ 75,5 milhões, o que corresponde à prospecção do estado em mídia espontânea nos veículos de imprensa locais e nacionais. Foram mais de 500 milhões de espectadores em 200 países que, pela televisão, internet e demais meios de comunicação, conheceram as belezas, culturas e riquezas do estado.
 
Os números foram apresentados pelo secretário Ney Campello, titular da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa), nesta terça-feira (15) em evento na Arena Fonte Nova, em Salvador. Os dados compõem o ‘Estudo de Impacto do Sorteio Final’, uma análise promovida pelo Governo da Bahia, por meio da Secopa, e desenvolvida por empresa contratada – a Prospecta Consultoria -, que avaliou diversos setores impactados de maneira direta ou indireta pelo Final Draw. 
 
Considerado por especialistas como terceiro evento mais importante no calendário de atividades da Copa do Mundo, e o segundo com maior audiência midiática, o sorteio final aconteceu no dia 6 de dezembro de 2013, no Complexo Costa do Sauípe, numa cerimônia que demandou investimentos do Estado e da iniciativa privada.
 
“Os dados reafirmam que foi uma decisão acertada do governador Jaques Wagner promover a vinda do evento para a Bahia. Em todos os itens dos estudos, comprovamos que o Sorteio Final trouxe resultados positivos e legados importantes para o estado, seja nos aspectos de prospecção midiática, sustentabilidade, legados institucionais ou de infraestrutura”, disse o secretário.
 
Ainda no universo midiático, o estudo constatou que mais de 425 mil usuários, segundo dados da Fifa, assistiram à cerimônia em tempo real pela internet. Foram registrados mais de 4,3 milhões de acesso ao portal da entidade, com foco nas notícias sobre o sorteio, na manhã do dia do evento. O Fifa APP, aplicativo que possibilitou o acompanhamento ao vivo do sorteio, bateu recorde e foi campeão de downloads em 111 países.  Mais de 300 jornalistas de todo o mundo, importantes formadores de opinião, visitaram a região, inclusive Salvador, e relataram a Bahia de maneira positiva em 94% das matérias captadas pelo estudo.
 
Estrutura e capacitação profissional
 
 Também foram constatados ganhos e legados em setores, como energia, estrutura para realização de outros eventos, capacitação profissional e governança institucional. Por ser um megaevento, o sorteio final envolveu mais de três mil profissionais, gerando empregos, dos quais 876 destinados a profissionais capacitados pelo Programa de Qualificação da Secopa. Além disso, 200 voluntários vieram de todo o Brasil e contribuíram para o sucesso do evento.
 
Outro fator é o impacto econômico provocado pela recepção e consumo das cerca de 3,5 mil pessoas que ficaram hospedados no Litoral norte e em Salvador, movimentando a economia local, por meio das diárias nos hotéis, transporte, alimentação e serviços. No Complexo Costa do Sauípe ficaram 1,5 mil hóspedes. A agência de turismo ligada à Fifa, a Match, informou que contratou oito mil diárias ao custo médio de R$ 600.
 
“O sorteio foi realizado num período considerado média estação. Nessa época, os hotéis e pousadas da região registram normalmente ocupação de 40% a 50%. Em decorrência do evento, os grandes empreendimentos ficaram com 100% da ocupação e os menores com 80%”, informou o mestre em Administração Estratégica, que atuou como avaliador no estudo, Ernesto Ribeiro.
 
A Prospecta constatou ainda o efeito multiplicador na economia, da arrecadação de impostos à movimentação gerada pelos profissionais contratados. Outro ponto de destaque foi o legado a médio e longo prazo, a partir dos investimentos em energia, infraestrutura e estrutura física, que tiveram o foco inicial no atendimento às demandas do sorteio final, mas que permanecerão na região, possibilitando a atração de outros megaeventos.
 
A partir do Final Draw, a Região Metropolitana de Salvador (RMS) ganhou, por exemplo, um novo espaço construído com recursos privados – a Arena Sauípe -, que tem capacidade para 3,5 mil pessoas sentadas e seis mil em pé, sendo adequado a eventos nacionais e internacionais.
 
Cinco planos operacionais
 
O estudo de impacto tomou como base cinco planos operacionais adotados durante o evento – Segurança, Saúde, Energia, Comunicação e Transporte. A avaliação dos legados trabalhou com os conceitos tangíveis e intangíveis, que foram analisados a partir das áreas impactadas diretamente – econômica, sociocultural, turística, ambiental e de imagem e visibilidade.

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