Educação

Alunos deixam rede particular para estudar em escola pública na Bahia

Situação ocorre na cidade de Licínio de Almeida, no sudoeste do estado. Instituição municipal recebeu melhor nota do IDEB pelo MEC.

15/04/2014 às 09h38, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A única escola particular da cidade de Licínio de Almeida, no sudoeste da Bahia, fechou as portas porque os alunos mudaram para uma unidade da rede pública de ensino.
 
A escola municipal Pingo de Gente foi avaliada pelo MEC como a melhor escola pública municipal da Bahia. A instituição recebeu nota 6,7 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O município baiano, que tem 12 mil habitantes, possui 2.500 alunos no ensino fundamental.
 
O índice de evasão escolar na rede municipal de ensino não chega a 2%. Caso a criança deixe de frequentar por dois dias seguidos sem justificativa, no terceiro a escola procura saber o motivo. Para a instituição, é importante saber o que está acontecendo com o aluno. “Nem sempre é o professor. Na maioria das vezes é a coordenadora, até a diretora vai [atrás do aluno]”, relata a professora Raquel dos Santos.
 
Para a diretora da instituição, Matilde Pacheco, há uma preocupação com o conteúdo para ser aproveitado na série seguinte. “Tem uma preocupação em relação aos conteúdos que o aluno têm que ter durante o ano para dar continuidade na série seguinte”, conta. Na escola, as turmas da alfabetização terminam o primeiro ano escrevendo e lendo.
 
Segundo o prefeito da cidade, Alan Lacerda, o município faz o que é garantido na constituição e o envolvimento da comunidade é fundamental para ter qualidade no aprendizado.
 
Os professores da escola municipal Pingo de Gente têm nível superior para trabalhar 20h por semana, ganham um salário médio de R$ 1.400.
 
“O que nós estamos fazendo é a nossa obrigação. Nós gastamos o que manda a Constituição na Educação, os 25% dos nossos recursos. Nós estabelecemos grandes parcerias que buscam melhorar a nossa qualidade a cada dia e mais do que isso, envolvemos a nossa população como elemento vital para o desenvolvimento da nossa comunidade, da nossa cidade e das nossas crianças”, comemora o prefeito. As informações são do G1.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade