Polícia

Comandante diz que criminalidade não será resolvida enquanto Código Penal não for reformulado

'Enquanto isso não acontecer, vai continuar assim: polícia prende, o indivíduo sai e volta a cometer outros crimes', afirmou.

14/04/2014 às 17h19, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso 
 
De todos os crimes que acontecem na cidade de Feira de Santana, 90% dos autores já haviam sido presos em flagrante, mas não permaneceram detidos e voltaram a cometer novos crimes. A informação é do comandante do CPRL (Comando de Policiamento Regional Leste), coronel Adelmário Xavier, que falou na manhã desta segunda-feira (14) sobre o alto índice de crimes ocorridos durante o final de semana na cidade. Segundo ele, a Polícia Militar não tem como resolver sozinha o problema da criminalidade. 

Leia também: Fim de semana marcado por 7 assassinatos em Feira de Santana

 
“Foi um final de semana atípico. A Polícia Militar está presente na cidade em todos os momentos, mas infelizmente os crimes aconteceram. Por mais viaturas e por mais homens que a gente tenha, a gente não consegue evitar. As autoridades cumprem a lei, mas a lei é frágil. A pessoa é presa, mas a lei solta. Não adianta só a polícia prender, a lei tem que condenar. Nem em Feira e nem em lugar nenhum do mundo, a PM vai consegui resolver o problema sozinha”, destacou. 
 
O coronel considera que a PM tem feito um trabalho forte na cidade. Ele lembra que bons resultados, acima da média, foram alcançados, mas que os crimes ainda são praticados, na maioria das vezes, destaca, por causa das drogas. Adelmário disse que ainda não fez uma análise geral dos crimes ocorridos no final de semana em Feira de Santana, mas que alguns merecem atenção.

Leia Também: Homens invadem o Hospital Clériston Andrade e matam paciente

 
“Um dos exemplos é o crime que aconteceu no Clériston Andrade. Foi uma coisa nada previsível. Vou conversar com o diretor do hospital para ver o que a gente pode fazer, pois o posto policial fica em um local e os outros lugares ficam totalmente desprotegidos. Outro exemplo é o crime do bairro Santa Monica II, onde o casal estava dentro de casa, um homem veio e matou. Esses são crimes que a gente não pode evitar. A droga é um concorrente alto e a gente pede o apoio de todos para conseguir combater. A Polícia Militar sozinha não vai conseguir”, salientou. 
 
O comandante do CPRL disse acreditar que o problema da criminalidade só será resolvido com a reformulação do Código Penal e do Código de Processo Penal. “Enquanto isso não acontecer, vai continuar assim: polícia prende, o indivíduo sai e volta e cometer outros crimes. Um exemplo é de um homem que mora na Queimadinha e já confessou diversos crimes. Nesse momento ele está detido, mas é questão de tempo. Depois ele sai e faz tudo de novo”. 
 
Campanha de desarmamento 
 
Questionado sobre a campanha de desarmamento na cidade, Adelmário Xavier declarou que nunca houve desarmamento verdadeiro em Feira de Santana. “Foi um desarmamento mentiroso. Mas se tiver um órgão sério para fazer isso, com certeza vai ajudar muito”.  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade