Brasil

Polícia Militar do DF aposta em imagens para garantir segurança na Copa

Segundo o chefe do departamento operacional da PM-DF, coronel Jailson Braz, as imagens feitas por policiais militares e pela população durante protestos violentos poderão servir para a prisão posterior de manifestantes.

13/04/2014 às 13h54, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade
 

Agência Brasil – A Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) vai usar imagens de telefones celulares dos policiais, as câmeras de monitoramento da Secretaria de Segurança Pública e das plataformas de observação elevada (POEs) para garantir a segurança de turistas e torcedores durante a Copa do Mundo e prender manifestantes violentos.

Segundo o chefe do departamento operacional da PM-DF, coronel Jailson Braz, as imagens feitas por policiais militares e pela população durante protestos violentos poderão servir para a prisão posterior de manifestantes.

“A prisão irá acontecer durante a manifestação sempre que for possível. A tecnologia das câmeras já posicionadas, das plataformas de observação elevada e das imagens dos celulares dos policiais vai facilitar a identificação dessas pessoas. A própria população pode disponibilizar as imagens para a polícia. Vamos receber em tempo real essas imagens, que facilitarão a identificação e a responsabilização dessas pessoas posteriormente.”

As 200 câmeras da área central de Brasília e do Taguaparque, em Taguatinga, a cerca de 25 quilômetros da capital, onde ocorrerá a Fifa Fan Fest, e das duas plataformas de observação elevada – caminhões equipados com um mastro telescópico com 12 câmeras que atingem a altura de até 15 metros – vão gerar imagens em tempo real para o centros integrados de comando e controle regional e móvel.

Na Torre de TV, ficarão posicionados o Comando Móvel Geral, em que a alta cúpula da PM fará o monitoramento e a tomada de decisões, o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel e uma Plataforma de Observação Elevada. Perto do Taguaparque, haverá uma plataforma de observação do Corpo de Bombeiros.

A operação de segurança da Copa vai contar ainda com 800 exoesqueletos, que são equipamentos de proteção individual de polipropileno, resistentes a pancadas. A vestimenta de segurança de 3,8 quilos inclui capacete e colete, além de proteções nos braços e pernas. Também serão usados três veículos blindados anti-tumulto que podem entrar nas manifestações e dispõem de jatos de água para dispersar os manifestantes, além de 3,4 mil armas de eletrochoque.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade