Brasil

Famílias desocupadas em prédio da Oi acampam em frente à Prefeitura do RJ

Famílias não têm condições de pagar por aluguel dos imóveis que haviam ocupado

13/04/2014 às 13h38, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Cerca de 150 pessoas, incluindo crianças e bebês, permanecem acampadas na porta da Prefeitura do Rio de Janeiro para cobrar moradia, neste sábado (12). O grupo estava na chamada Favela da Telerj, terreno com antigo prédio da empresa da Oi, que foi desocupado à força pela Polícia Militar na sexta-feira (11).
 
As famílias, em sua maioria, estão desempregadas e são de comunidades de favelas da região. Elas não têm condições de pagar pelo aluguel dos imóveis que haviam ocupado.
 
A situação é tranquila em frente à prefeitura. A Guarda Municipal está presente, mas não há tensão com o grupo acampado.
 
No prédio desocupado, o policiamento foi reforçado e os materiais de construção levados por moradores serão retirados por caminhões. O comércio na região funciona normalmente.
 
TERRENO
 
A desapropriação do terreno da empresa de telefonia Oi, na zona norte carioca, está fora dos planos do poder público municipal. O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), descartou a possibilidade de uma intervenção desse gênero para a construção de moradia popular no local. “Neste momento, está descartado, sim”, disse Paes à imprensa durante a inauguração de obras no bairro de Santa Cruz, zona oeste do Rio, na manhã de hoje.
 
Com aproximadamente 50 mil metros quadrados e localizado no bairro do Engenho Novo, o terreno da Oi virou alvo de uma invasão nas últimas duas semanas, tempo suficiente para o local ganhar o aspecto de uma nova favela.
 
O prefeito informou que chegou a haver uma negociação com a Oi para a compra do terreno, mas não houve consenso em relação ao preço que deveria ser pago pelo município. Na manhã de ontem, a Polícia Militar removeu a ocupação improvisada no terreno, durante uma operação que deixou 20 feridos, entre eles, três crianças. Já havia em torno de 5.000 pessoas na área da empresa de telefonia, segundo estimativa da PM.
 
Em nota, a Oi informou que, “reassumindo o controle de sua propriedade, esta permanecerá devidamente fechada com grades e manutenção de segurança patrimonial permanente, até a conclusão das negociações para a venda do imóvel”.

Fonte: Correio.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade