Cultura

Teatro de rua desperta comunidade para a arte

A IV Mostra Sesc de Artes – Aldeia Olhos D’água, levou para a praça, a companhia feirense Aplauso Produções Artísticas

10/04/2014 às 14h27, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Quem esteve no centro da cidade de Feira de Santana, na tarde desta quarta-feira (09), se deparou com uma cena incomum. Na Praça Bernadino Bahia, entre as tradicionais barracas de Lambe-lambe, um enredo fictício, divertido, roupas coloridas e personagens com rostos pintados. Era o teatro de rua. A IV Mostra Sesc de Artes – Aldeia Olhos D’água, levou para a praça, a companhia feirense Aplauso Produções Artísticas, que apresentou a peça “Tabaco pro Povo”. Em um espetáculo sem palco, microfone ou cortinas, não faltou público. 

 
Vendedores ambulantes, estudantes, garis, crianças, idosos, comerciários. A peça teatral foi produzida para atrair quem por ela passasse. E funcionou. “Nunca tinha ido ao teatro e, de repente, ele veio até mim. Foi uma ótima surpresa. Eu estava meio triste e acabei me alegrando, e vou voltar pra casa com essa novidade: já assisti uma peça de teatro”, contou a vendedora Betânia Freitas.

Proporcionar essa integração do público com as diversas formas de arte é um dos objetivos da Mostra Sesc. “A maioria das pessoas não possuem o acesso a cultura e, às vezes, isso é interpretado como desinteresse. A verdade é que as pessoas não podem desejar aquilo que elas não conhecem, de fato. Quando trazemos uma apresentação como essa para a praça pública é para mostrar para as pessoas que aquilo existe e fazer com que elas conheçam qual tipo de reação possuem para aquele estímulo. Quem assistiu “Tabaco pro Povo” hoje poderá, a partir de agora, dizer se gosta ou não de teatro. E acredito que teremos muito mais respostas positivas”, considerou a técnica cultural, Rebeca Rodrigues. 

O público participou da peça, interagiu com os atores e houve até quem dançasse em meio ao palco imaginário. Ao final, Betânia fez um pedido em nome de todos eles: Deveria ter mais, muito mais teatro, pra alegrar a gente.
 
 
Namíbia, Não – Enquanto isso, no palco do centro de Cultura Amélio Amorim, uma discussão sobre relações humanas e o preconceito em nosso país, de uma forma leve e inteligente sem perder de vista o convite ao público para reflexão. O espetáculo “Namíbia, Não” foi apresentado na noite desta terça-feira (08). A peça é uma adaptação do livro de mesmo nome, cujo autor, é também um dos atores da peça: o jovem Aldri Anunciação.

Dirigido pelo ator Lázaro Ramos, o espetáculo demonstrou porque ganhou o prêmio Jabuti de Literatura. Ao lado de Fernando Santana, Aldri instiga o público de uma maneira irônica e bem humorada, a refletir sobre a forma como tratamos questões sociais no Brasil.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade